O Papa Francisco assumiu mais uma iniciativa inédita. Pela primeira vez, um Papa cumpriu a cerimónia pascal de lava-pés num estabelecimento prisional junto de reclusos juvenis. E também pela primeira vez, entre os doze reclusos a quem o Papa lavou e beijou os pés, estiveram duas mulheres.
Foram gestos pioneiros para um Papa, mas não para o cardeal Jorge Bergoglio, que nos seus tempos de Arcebispo de Buenos Aires já tinha feito o lava-pés da quinta-feira santa com pessoas a cumprir pena de prisão.
Mas, na história do papado, não há sequer memória de um sumo pontífice realizar a cerimónia noutro sítio que não a Basílica de São Pedro ou a de São João de Latrão, em Roma.
Veja o desenvolvimento da notícia em
tvi24.pt
Veja mais vídeos exclusivos em
tvi.pt

