Manoel de Oliveira, 103 anos, encontra-se «estável», embora com «prognóstico reservado a médio prazo», segundo o boletim clínico hoje divulgado pelo hospital onde o realizador se encontra internado.
Numa conferência realizada no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, onde o cineasta está internado – e não no Hospital da Arrábida, como tinha divulgado a filha do realizador -, o diretor clínico da instituição, Jorge Santos, explicou que Manoel de Oliveira foi internado sexta-feira, pelas 16:00, com uma infeção respiratória e sinais graves de dificuldade respiratória.
Após a administração de medicamentos, o realizador recuperou e está agora com «prognóstico reservado a médio prazo, mas estável», adiantou.
De acordo com o diretor de serviço de cardiologia desta unidade de saúde, Vasco da Gama, Manuel de Oliveira já tinha sido hospitalizado há três dias, tendo recebido choques cardíacos que melhoraram o seu estado.
O médico sublinha que, devido ao historial clínico do cineasta ¿ que tem dois stents e um pacemaker ¿ e à idade, «é necessário alguma cautela».
Manoel de Oliveira «corre mais risco de vida do que um jovem com o mesmo problema, mas não prevê um desenlace fatal», disse Vasco da Gama, que é amigo do realizador.
O médico estima que Manoel de Oliveira receba alta dentro de menos de uma semana, tendo confidenciado que o cineasta lhe disse que pretendia sair já da instituição por ter «muita coisa para fazer».
Lusa


