A nova presidente da Câmara de Bogotá, Claudia López, casou-se esta segunda-feira 16 de dezembro, com a senadora Angélica Lozano, na Colômbia. As duas mulheres pertencem ao partido Aliança Verde e estão juntas abertamente desde 2012. Ex-senadora, Claudia Lopez é a primeira mulher a ocupar, por eleição popular, a principal câmara do país. A sua mulher, Angélica Lozano é advogada e ativista de direitos LGBTQ+, e foi a primeira legisladora lésbica da história da Colômbia. Segundo o jornal colombiano El Tiempo, esta é uma união histórica e um “símbolo de amor e luta pelos direitos dos casais do mesmo sexo”. Na Colômbia o casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido bem como a adoção. Ainda assim, são constantemente apontados atos de discriminação no país.

