Um cientista argentino baptizou de Jennifer Aniston um neurónio que reage individualmente ao deparar-se com a imagem de uma cara conhecida.
Rodrigo Quian Quiroga, da Universidade de Leicester, referiu ao diário «Crítica de la Argentina» algumas considerações sobre a sua descoberta: «Constatámos que há neurónios que respondem às imagens de pessoas famosas, animais e lugares.»
O estudo verificou em testes com alguns voluntários, que quando uma pessoa é confrontada com uma foto de uma celebridade, por exemplo a cara de Jennifer Aniston, há uma determinada célula no cérebro que responde com um aumento de actividade na geração dos impulsos nervosos.
Quando a mesma pessoa observava fotos de outras caras conhecidas – Hale Berry, Tom Cruise ou Oprah Winfrey, a resposta surgia noutras células totalmente diferentes.
O «achado» dentro da comunidade científica é especialmente interessante para o tratamento de doentes com epilepsia, Alzheimer e esquizofrenia. Tudo porque ajuda a compreender bastante melhor a forma como as percepções e as memórias são representadas no cérebro.


