Todos os distritos de Portugal continental apresentam hoje risco «muito alto» de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA informa, na sua página na internet, que todas as regiões de Portugal estão com risco «muito alto», com exceção das ilhas açorianas de São Miguel, Santa Maria, Terceira e Graciosa,
Com o nível «muito alto», o instituto aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança.
O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o «baixo» e o «extremo», sendo o máximo o 11.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje para Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco e uma pequena subida da temperatura mínima.
Prevê ainda uma subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior Norte e Centro, no Alentejo e na região do vale do Tejo.
Para o arquipélago da Madeira, prevê-se céu geralmente muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul.
Possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca nas vertentes norte e na ilha de Porto Santo.
Já nos Açores, no grupo ocidental, o céu terá períodos de céu muito nublado e nos grupos central e oriental podem ocorrer aguaceiros fracos.
As temperaturas máximas atingirão os 28 graus celsius em Lisboa, 30 em Faro e 24 no Porto, em Santa da Cruz da Flores, em Ponta Delgada e 25 graus em Angra do Heroísmo, Horta e Funchal.
LUSA


