A primeira tira dos Peanuts foi publicada no dia 02 de Outubro de 1950. Dois dias depois aparecia, pela primeira vez, aquele que ainda hoje é o cão mais adorado do Planeta.
Sessenta anos passados, personagens como SNOOPY, Charlie Brown ou Lucy têm um lugar especial nos nossos corações.
Prestes a completar 60 anos, o SNOOPY e os Peanuts continuam presentes no nosso quotidiano. Acarinhado um pouco por todo o mundo, depois do sucesso das tiras, vieram as animações de TV e de lá saltaram para livros, roupa, peluches, relógios, material escolar e desportivo, entre muitos outros.
Os Peanuts fizeram a sua estreia pela mão de Charles Schulz no dia 02 de Outubro de 1950 em sete jornais americanos. A variedade de temas tratados e as características muito próprias de cada uma das personagens desde cedo cativaram os corações de leitores em todo o mundo, que acompanharam atentamente a sua publicação da primeira à última tira.
Quase todas as personagens dos Peanuts herdaram os nomes de amigos de Charles Schulz, mas nenhum as suas personalidades. Aliás, o autor dos Peanuts referia-se a si próprio como uma mistura de todas as personagens: entre outros traços, tinha o sarcasmo de Lucy, o lado lamechas de Charlie Brown e uma capacidade de sonhar só igualada por SNOOPY.
Apaixonado pelos seus Peanuts e pelos «mundos» que com eles construiu, durante quase 50 anos, Schulz desenhou cada uma das tiras pela própria mão: quase 18.000, publicadas em 2.600 jornais de todo o mundo.
Curiosamente, e depois de anunciar que se iria retirar por motivos de saúde, Charles Schulz viria a morrer na véspera da publicação da derradeira tira por ele desenhada, a 12 de Fevereiro de 2000. A sua vida e a profissão de cartoonista que tanto amou terminaram praticamente ao mesmo tempo.
SNOOPY une-se à UNICEF
Referência para diferentes gerações em todo o mundo, o SNOOPY é, desde a sua criação, uma personagem ligada às causas sociais. Causas com relevância e impacto a longo prazo, como já aconteceu com a «Acreditar», em Portugal, ou a «Ein Hertz Für Kinder», na Alemanha.
No ano em que comemora o seu 60º aniversário, o SNOOPY uniu-se à UNICEF para, através de várias iniciativas, recolher fundos para o programa «Escolas para África». Torneios de ténis e de golfe, exposições interiores e de rua, bem como alguns desafios junto de artistas de referência são algumas das acções que terão lugar entre 02 de Outubro de 2010 e 02 de Outubro de 2011, ano em que se celebram as seis décadas de vida do cão-filósofo.


