O Prémio Nobel da Física foi hoje atribuído ao belga François Englert e ao britânico Peter Higgs pelo seu trabalho sobre o Bosão de Higgs, uma partícula considerada elementar, anunciou o júri.
Os dois homens, de 80 e 84 anos, foram distinguidos pelos seus trabalhos «sobre a descoberta teórica de um mecanismo que contribui para a compreensão da origem da massa das partículas subatómicas, que foi recentemente confirmada», disse o comité Nobel em comunicado.

