Luísa Fernandes, chefe de cozinha portuguesa e chefe do restaurante «Bairrada» em Long Island, ganhou, esta terça-feira, o concurso Chopped Chef, promovido pelo Food Network, com pratos de inspiração portuguesa: um gaspacho e um prato com chouriço, classificado como «espectacular».
A chefe de cozinha aproveitou para divulgar a gastronomia portuguesa, que lhe deu a vitória no concurso. No entanto, apesar de vitoriosa, a portuguesa de Monte Real e a residir em Manhattan, Nova Iorque, há seis anos, ficou «em pânico» quando percebeu que tinha apenas «três pepinos, um pacote de bolacha de água e sal e um peito de peru» para confeccionar a entrada. Depois, teve de improvisar porque não tinha grandes temperos ou ingredientes.
O concurso envolvia a elaboração de três pratos em 80 minutos: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Mas a experiência desta chefe, que antes de se dedicar à cozinha foi enfermeira, permitiu-lhe ultrapassar os adversários.
Nas entradas, escolheu fazer um gaspacho e caramelizar o peru com mel. Para o prato principal, os três concorrentes dispunham de uma posta de bacalhau fresco, ananás e arroz. Luísa diz que encontrou na dispensa chouriço e grão e resolveu guisar tudo com batatas aos quadradinhos salteadas com queijo, ananás e anchovas.
Na sobremesa, o prato final que disputou com Dominick, o chefe adversário finalista, os dois tinham à disposição grãos de café, manga, massa de pastelaria e rosewater. A chefe portuguesa optou por fazer um pastel Napoleão e espalhar os grãos de café com o caramelo no prato, o que impressionou o júri e lhe deu a vitória, depois de uma maratona de 80 minutos.
A vitória valeu-lhe, além de 60 minutos de fama – o tempo que demorou a transmissão do programa para todo o país – 10 mil dólares (6.650 euros) e a possibilidade de disputar a finalíssima com todos os vencedores do Chopped Chef no próximo ano.


