Os blogs
Orlandozapatatamayo.blogspot.com e
Firmasjamaylibertad.com/ozt/ publicaram um manifesto sob o lema Orlando Zapata Tamayo. Eu acuso o Governo cubano». Até ao momento, o documento já recebeu mais de 5500 mil assinaturas.
Pedro Almódovar é uma das personalidades que assinou, sem reticências, o manifesto que tem como objectivo exigir a libertação imediata dos presos políticos do regime de Castro.
O manifesto conta ainda com o apoio de algumas individualidades da cultura latino-americana. É o caso dos actores espanhóis Ana Belén e Victor Emanuel e o escritor peruano Mario Vargas Llossa.
Segundo a agência EFE o texto exige a libertação «imediata e incondicional de todos os presos políticos nas prisões cubanas». Também pede «o respeito ao exercício, a promoção e a defesa dos direitos humanos em qualquer parte do mundo».
Num outro trecho do manifesto, os activistas destacam «o decoro e a coragem de Orlando Zapata Tamayo, injustamente preso, brutalmente torturado nas prisões castristas e que morreu de greve de fome denunciando estes crimes e a falta de direitos e democracia em seu país».
O manifesto faz um apelo ao «respeito à vida dos que correm o risco de morrer como ele para impedir que o Governo de Fidel e Raúl Castro continue a eliminar fisicamente os seus críticos e opositores pacíficos, condenando-os a penas de até 28 anos de prisão por `delitos` de opinião».


