O papa Francisco visita hoje o seu antecessor, Bento XVI, na residência de verão de Castel Gandolfo, perto de Roma, onde o papa emérito se encontra desde a sua resignação, a 28 de fevereiro.
Será um encontro inédito entre dois papas, um emérito, o outro em exercício.
O papa argentino deixa o Vaticano de helicóptero e deverá chegar às 11:15 TMG (mesma hora em Lisboa) a Castel Gandolfo, onde vai almoçar com Bento XVI, anunciou o Vaticano.
Desde que foi eleito, há 10 dias, o papa Francisco tem homenageado várias vezes o seu antecessor e telefonou-lhe pouco depois de ter sido escolhido para lhe suceder, no passado dia 13.
Nesse mesmo dia, na sua primeira aparição na varanda da basílica de São Pedro, Francisco pediu aos fiéis para rezarem por Bento XVI.
Dias depois, num encontro com os cardeais, elogiou a «bondade» do papa emérito e considerou que a sua resignação foi um gesto «corajoso e humilde».
Bento XVI, 85 anos, anunciou a 11 de fevereiro a decisão histórica de renunciar ao cargo devido «à idade avançada». Esta decisão causou surpresa geral.
Desde dia 28, quando deixou o Vaticano o papa está na residência de verão dos papas, em Castel Gandolfo, a 30 quilómetros de Roma.
No final de abril, o papa emérito regressará ao Vaticano e ficará instalado num antigo mosteiro, perto do seu sucessor.
LUSA


