O outono chega hoje ao hemisfério norte, pelas 15:49, onde vai ficar por quase 90 dias, fazendo-se acompanhar, na primeira semana da chegada a Portugal, por alguma instabilidade meteorológica.
Hoje, os portugueses terão um dia ainda dividido entre o verão e o outono.
Não só, porque, por imposição do calendário, a estação das folhas secas e das castanhas assadas só começa oficialmente a meio do dia, pelas 15:49, mas também porque, no que diz respeito à meteorologia, as previsões apontam para uma entrada gradual, com o dia começar ensolarado, mas a assistir a um aumentar de nebulosidade com o passar das horas, esperando-se mesmo aguaceiros ao final da tarde nas regiões do litoral norte e centro do continente.
No primeiro dia de outono, as temperaturas ainda oferecem alguma resistência ao calendário, sendo de esperar uma pequena descida da mínima, mas também uma pequena subida da máxima, conforme explicou à Lusa o meteorologista Ricardo Tavares, do Instituto de Meteorologia.
Segundo Ricardo Tavares, só no domingo é de esperar que calendário e meteorologia acertem agulhas.
«No domingo espera-se precipitação em todo o território, com períodos de chuva que poderão ser pontualmente fortes nas regiões norte e centro, passando gradualmente a regime de aguaceiros. O vento será moderado a forte. Espera-se uma pequena descida da temperatura máxima e uma pequena subida da temperatura mínima», adiantou.
A semana seguirá com tendência para a manutenção de alguma instabilidade, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em especial nas regiões norte e centro.
Quanto a temperaturas máximas, para hoje, Lisboa espera uma máxima de 25 graus, o Porto de 23 e Faro 25 graus. No domingo, já com as nuvens integralmente instaladas pelo território nacional, as máximas vão rondar os 24 graus em Lisboa, os 22 no Porto, e os 25 em Faro.
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, em 2012 o equinócio de outono acontece a 22 de setembro às 15:49 e, «esse instante, marca o início do outono no hemisfério norte», com esta estação a prolongar-se por «89,81 dias até ao próximo solstício, que ocorre no dia 21 de dezembro às 11:12».
O Observatório Astronómico de Lisboa explica ainda que, nas datas de equinócio, a noite e o dia têm uma duração igual.
Lusa


