A estreia absoluta de “A Cidade”, nova coreografia de Olga Roriz, interpretada pela companhia da criadora, vai marcar a “rentrée” da temporada do Teatro Camões, em outubro, em Lisboa.
Os espetáculos de “A Cidade” vão ser apresentados nos dias 12 e 13 de outubro, às 21:00, no Teatro Camões, de acordo com um comunicado da entidade, onde tem sede a Companhia Nacional de Bailado (CNB).
A direção do espetáculo é de Olga Roriz, e os intérpretes da Companhia Olga Roriz (COR) serão Catarina Câmara, Maria Cerveira, Bruno Alexandre, Pedro Santiago Cal.
A seleção musical e os figurinos são de Olga Roriz, o cenário é de Pedro Santiago Cal e o desenho de luz de Cristina Piedade.
“Este projeto pretende debruçar-se sobre a pressão, contaminação, alienação e desgaste que as cidades causam no ser humano. Os seus segredos e relações efémeras que se estabelecem entre os seus habitantes”, explica um texto de Olga Roriz sobre a inspiração para a coreografia.
“A liberdade perdida da sociedade capitalista. O controlo visível e invisível. As proibições. A perda de tempo. A falta de espaço. O perigo. A solidão. Todos os sinais, memórias e vivências serão matéria viva para a construção de um sentir coletivo traçado por percursos profundamente individuais¿, acrescenta ainda a criadora.
Contactada pela agência Lusa sobre quando será anunciada a nova temporada da CNB para o próximo ano, fonte do gabinete de comunicação da entidade indicou que ainda não há uma data para a divulgação da temporada de janeiro a julho de 2013.
Até dezembro deste ano, a temporada da CNB inclui um programa da coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker, em outubro e novembro, com “Prelúdio à Sesta de um Fauno”, com música de Claude Debussy, “Grosse Fuge”, com música de Ludwig van Beethoven, e “Noite Transfigurada”, com música de Arnold Schönberg.
Em novembro e dezembro, será a vez de “A Bela Adormecida”, com coreografia de Marius Petipa, com versão e coreografia adicional de Ted Brandsen, e música de Piotr Ilitch Tchaikovski, cenários e figurinos de António Lagarto.
Estes espetáculos de “A Bela Adormecida” serão acompanhados pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção de Boris Gruzin, de acordo com a programação.
Lusa


