Katty Xiomara abriu o último dia da 32ª edição do ModaLisboa com uma colecção inspirada nos carrosséis clássicos e envelhecidos
A estilista focou-se nas vestes dos cavalos dos carrosséis antigos, quando estes possuiam um conceito muito mais arte deco, com um trabalho de mistura de barroco com natural.
Tranças e botões simulam as pequenas luzes ou os buraquinhos das armaduras. Há algumas peças mais estruturadas, outras mais leves, exactamente pela brincadeira do sólido e do fluido. As cores são um pouco envelhecidas numa clara alusão a esses carrosséis antigos.
Um domingo solarengo como termómetro a rondar os 25º fizeram subir a temperatura no interior da sala. Valeram aos espectadores os leques promocionais distribuídos à entrada.
E se quente estava mais quente ficou com as propostas «quentinhas» de Pedro Mourão para o próximo Inverno.
O tema equestre esteve em evidência ao longo de toda a colecção. A mosca, um insecto que o estilista considera «muito resistente», foi utilizada pelo criador nas estampagens. Como estamos num período de crise, a imagem da mosca foi utilizada com essa conotação. De resistência e persistência. Pedro Mourão apresentou um look masculino baseado numa história urbana, elegante e luxuosa. A paleta centrou-se no preto, encarnado e cor tabaco.
Na passerelle alguns manequins portugueses conseguiram arrancar palmas aos espectadores. À semelhança da anterior edição do ModaLisboa, David Carreira, o filho de Toni Carreira, desfilou para Pedro Mourão e contou com a presença do pai e da mãe, Fernanda, na primeira fila. O músico fez mexer a assistência e os fotógrafos num constante rodopio de flashes fotográficos. Os pais aplaudiram a passagem do filho. Orgulhoso Tony Carreira disse ao «Moda e Social» que o rapaz «esteve muito bem».
Sofia Cerveira e Matilde Stilwell foram as surpresas femininas na passerelle. A apresentadora da SIC deu um toque feminino à colecção masculina do criador. Pedro Guedes fez a sua estreia na passerelle e até Alfredo Laroca, um antigo manequim, desfilou para Pedro Mourão.
Ao som da música de Marilyn Monroe « I Wanna Be Loved By You » o desfile terminou com a entrada em palco de Pedro Mourão ladeado por Sofia Cerveira e Matilde Stilwell. O estilista desfilou com uma mosca estampada no casaco.
Galeria: veja as fotos dos desfiles de Katty Xiomara, Pedro Mourão e Pedro Pedro

Pedro Pedro foi o estilista que se seguiu. O designer de moda apresentou uma colecção
Out of control. Propostas que chegam sob «Os olhos de Laura Mars», revisitando excessos. As linhas bebem inspiração nos anos 70.
A paleta assenta numa base neutra de cinzas, beges e castanhos com apontamentos em azuis acinzentados e marinho, chocolate, burgundy, bordeaux, âmbar e camel.
As peles não foram excluídas na hora de seleccionar os materiais. E embora algumas peças tenham sido recicladas a partir de peças de colecções anteriores houve necessidade de recorrer a peles novas.
No campo dos acessórios destaque para os cintos largos que ajudam a localizar e definir a cintura.
A mulher de Pedro Pedro vai andar «por aí» no próximo Inverno vestida em tons de cinzas, beges e castanhos.
Veja o vídeo com os desfiles e as entrevistas aos designers de moda

Texto:
Irene Pinheiro
Imagem:
Paulo Sampaio


