Quarta-feira, Janeiro 21, 2026
spot_img

Latest Posts

ModaLisboa: mulheres domésticas homenageadas por Dino Alves

De repente a passerelle tomou ares de baile de aldeia ao som da música popular tocada, ao vivo, por um animador de órgão.

As modelos de corpos altos e esguios foram trocadas por senhoras com idades superiores às permitidas em qualquer casting de modelos. Desfilaram de baldes e esfregonas na mão, vestidas de batas, sobrepostas em camisolas de lã.

Um quadro popular para explicar a fonte de inspiração do estilista Dino Alves para a próxima estação.

Assim que o órgão se calou, entraram as verdadeiras propostas do estilista inspiradas nas anteriores.

O estilista teve como ponto de partida a figura, que embora exista por todas as regiões de Portugal e possivelmente também noutros países, é para ele mais visível e evidente na zona centro, local de onde é natural. Mulheres de classe média baixa, que têm como actividade principal a lida doméstica e a lavoura e que usam como peça de roupa diária a BATA, geralmente de tecido estampado, por cima de umas calças que variam entre o pijama ou algo que se confunde facilmente e ainda um casaco de malha, um lenço e/ou xaile.

Segundo Dino Alves há nesta imagem um reflexo de uma atitude algo aleatória em que a única preocupação parece ser o conforto e o resguardo do frio, sobretudo no Inverno, a comodidade de não ter que pensar muito no factor elegância/requinte, na combinação de cores, materiais e peças. Aparentemente parecem vestir o que calha, sem qualquer preocupação estética.

O estilista pegou nesta imagem em que, sem consciência, estas mulheres criam
stylings bastante exuberantes, embora com uma edição pobre e desmazelada e criou uma colecção com um novo look: sofisticado, elegante e chique.

Para o próximo Inverno Dino Alves propõe um look em cinza, preto, azil, turquesa, castanho, beringela, bronze, lilás, amarelo, e verde garrafa.

A colecção irreverente foi bastante aplaudida e Dino Alves surgiu para agradecer os aplausos a deslizar numa espécie de pedestral ao lado das senhoras vestidas com a verdadeira bata e de balde na mão.

Galeria: todas as fotos dos desfiles de Dino Alves e Ana Salazar

Sem música. Foi assim que Ana Salazar apresentou as propostas para o próximo Inverno. A estilista abdicou da música em detrimento da identificação das modelos.

Anna Eva da Rússia, Jani de Portugal, Gabriela da Roménia, Erika do Brasil, Flor de Portugal, Justina da Polónia… os nomes e as respectivas nacionalidades das modelos anunciados ao som de um discreto batuque serviram de guia orientador do desfile.

A estilista conseguiu casa cheia para apresentar uma silhueta austera e contida para o próximo Inverno. Destaque para a volumetria de planos onulados aplicada como decoração.

Veja o vídeo com os desfiles e as entrevistas aos designers de moda

No próximo Inverno a mulher de Ana Salazar veste como não podia deixar de ser, com cores escuras. Preto, cinza e branco com breves apontamentos de verde marinho e vermelho sanguíneo.

Tweed, gabardine, lã encanastrada e plastificada, falso couro, feltro, bouclé e seda adamascada foram os materiais de eleição da estilista.

A colecção da estilista fechou o segundo dia do certame.

Amanhã o 3º dia do ModaLisboa arranca mais cedo, às 15h00, com o desfile de Aforest Design.

Texto:
Irene Pinheiro

Imagem:
Manuel Lino

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.