Lidija Kolovrat e Aleksandar Protic. Ela é bósnia. Ele é sérvio. Ambos desfilaram no segundo dia da 32ª edição do ModaLisboa l Estoril, este ano dedicado ao tema Heartcore, na Cidadela de Cascais.
Lidija Kolovrat teve as honras de abertura do segundo dia do certame. As almofadas espalhadas na passerelle anteviam um desfile no mínimo artístico. Mas artístico é pouco. Os modelos mais pareciam actores e a passerelle ganhou forma de palco, para apresentar as propostas de acessórios da designer de moda para o próximo Inverno.
Nada de roupas. Os corpos das modelos foram cobertos papelão e película aderente e os cabelos utilizados como vendas. Um jogo de esconde, esconde, para mostrar que não há limites para a criatividade.
E até a criatividade deve ter controlo de qualidade. No meio da passerelle um dos modelos, vestido com um fato descartável branco é o
quality control das malas propostas pela estilista para o próximo Inverno. O modelo também é utilizado, nesta espécie de jogo, para conduzir o olhar do espectador até aos acessórios transportadas pelos manequins.
Em pele, couro, tecnológico, algodão, seda, pele reciclada, e borracha os acessórios de Lidija para as mulheres no próximo Inverno são em preto, branco, verde, pele, azul e rosa.
Ao som do violino o desfile pretendeu comunicar mensagens. Nas películas de papel aderente, utilizadas para envolver os corpos das modelos, foram escritas palavras. Realidade, memória, ilimitada, limitada, função, uso, atitude, espaço, pensamento.
O desfile terminou com a entrada na passerelle da estilista que, de mão dada com o quality control, desfilou também ela de olhos vendados por cabelos.
Galeria: todas as fotos dos desfiles

A sala não teve lotação esgotada e foi pena.
O estilista Aleksandar Protic apresentou de seguida, uma colecção inspirada na anterior colecção de Verão do estilista. A mulher pensada pelo criador sérvio para o próximo Inverno é muito feminina. O look em cinza, azul, castanho e preto é conseguido à base de materiais como a pele, lã, seda, malhas em viscose, misturas de lã e algodão.
O criador sérvio não desfilou na passerelle. Aleksandar preferiu um simples obrigado e desapareceu por entre as cortinas.
Veja o vídeo com os desfiles e as entrevistas aos designers de moda

Texto:
Irene Pinheiro
Imagem:
Manuel Lino


