O desfile de Nuno Gama protagonizou o momento mais poético do último dia do ModaLisboa. Com a entrada do primeiro modelo na passerelle levantou-se um «espectador» na primeira fila e começou a declamar «Posso ter defeitos…», um poema de Fernando Pessoa.
E foi ao som dos versos do poeta que diferentes versões de Fernando Pessoa desfilaram na passerelle, dando início às propostas masculinas de Gama para a estação fria.
Em entrevista ao «Moda e Social» Nuno Gama acabou por explicar que o poema lhe foi enviado, via mail, por um amigo num momento menos bom. E foi a partir da sua leitura que ganhou algum estímulo para criar a colecção apresentada hoje.
O look falsamente despretensioso, algumas vezes retro, mistura vários detalhes, com referências militares e os fantasmas do classicismo.
Um look que retrata afinal os «Invictos», o nome da colecção, cujo protagonista não é mais do que um verdadeiro democrata do gosto pelo luxo: o homem Nuno Gama do próximo Inverno.
Galeria: veja as fotos dos desfiles de Nuno Gama e Filipe Faísca

O desfile de Nuno Gama contou com a participação de algumas «estrelas» na passerelle. Vários actores dos «Morangos com Açúcar» desfilaram com as propostas de Gama porque segundo o criador «são pessoas jovens que vestem bem». O manequim Pedro Guedes e Zé Manuel, vocalista dos Fingertips, também desfilaram para o estilista.
Um desfile bastante aplaudido até porque teve casa cheia.
E a casa continuou cheia para receber o desfile de Filipe Faísca. A música de um piano deu o mote para a entrada da colecção de peças clássicas, numa reinterpretação com um mood moderno e contemporâneo. Em preto, cinzento quente e areia, violeta, rosa pele e pó de arroz a mulher proposta por Filipe Faísca, para o próximo Inverno, vai andar por aí com uma silhueta fluída e estruturada.
O estilista propôs modelos elegantes, femininos e alguns executivos.
O designer de moda conseguiu lotação esgotada e contou com a presença de Luís Buchinho e Nuno Baltazar na primeira fila. Assim que o desfile terminou o estilista foi aplaudido de pé.
À Custo Barcelona foram concedidas as honras de fecho do Moda Lisboa. A dupla espanhola Dalmau e David trouxeram a Lisboa uma lição de arte e estampagem onde a cor está omnipresente: rosas, turquesas, verdes…Uma forma de dizer adeus aos tons frios do Inverno.
Esta dupla internacional foi a grande expectativa do certame que encerrou, definitivamente as portas da 32ª edição do ModaLisboa.
Veja o vídeo com os desfiles e as entrevistas aos designers de moda

Texto:
Irene Pinheiro
Imagem:
Paulo Sampaio


