Foi ao som da banda sonora de Francisco Leal que Nuno Baltazar apresentou as propostas para o próximo Inverno.
O estilista conseguiu casa cheia. Tão cheia que existiu alguma confusão na «arrumação» do público. Quando, finalmente, toda a gente encontrou um lugar teve início o desfile, que começou de uma forma quase teatral.
Suspense na abertura, com um foco de luz a incidir nas cortinas brancas. Nada se passa. Apenas expectativa até que surge finalmente a primeira modelo na passerelle.
A colecção do criador centra-se na vida da marquesa de Jácome Correia, Margarida Victória. A ideia surgiu durante uma viagem aos Açores. Nuno Baltazar visitou uma exposição e deu de caras com aquela que viria a ser a sua fonte de inspiração para a colecção do próximo Inverno.
Estruturada em três linhas de desenvolvimento diferentes, a colecção recria ambientes que personificam os estados emocionais, as viagens, e as paixões desta marquesa.
O preto, chumbo, poudre e café são os protagonistas conservadores desta história com final vibrante em cobalto, púrpura e limão.
Galeria: todas as fotos dos desfiles de Nuno Baltazar e Luís Buchinho

As sobreposições em tule dão um toque romântico aos vestidos de noite. Os folhos conferem um ar divertido a algumas peças.
Para esta estação os acessórios de joalheria são assinados por Bruno Rocha. A colecção de Nuno Baltazar fez furou entre a assistência e o desfile terminou ao som de uma gargalhada. Nuno Baltazar surgiu na passerelle visivelmente satisfeito. Nos bastidores recebeu flores de uma admiradora.
O desfile de Luís Buchinho encerrou o terceiro dia dos desfiles do ModaLisboa. O criador apresentou em simultâneo as colecções Luís Buchinho e Jotex by Luís Buchinho. Duas linhas distintas unidas pelo mesmo tema, dirigidas à mesma mulher: afirmativa, dinâmica, com um espírito moderno e cool.
A inspiração vem das paisagens nórdicas em pleno Inverno: montanhas de neve, lagos gelados e árvores queimadas pelo frio.
As imagens levaram Luís Buchinho a criar ombros exagerados e redondos, silhuetas ovais e calças cortadas em «soleil». As estalactites e estalagmites são representadas em moldes e plissados recortados em placas angulosas.
Veja o vídeo com os desfiles e as entrevistas aos designers de moda

A imagem de cristais de gelo foi transportada para a passerelle através de peças de cabedal com desenhos geométricos.
Uma colecção arrojada fechou definitivamente o penúltimo dia dos desfiles.
Amanhã a maratona começa cedo. Às 15h30 Katty Xiomara apresenta as propostas para o próximo Outono/Inverno na Cidadela de Cascais. O Moda e Social vai lá estar.
Texto:
Irene Pinheiro
Imagem:
Paulo Sampaio


