Terça-feira, Janeiro 13, 2026
spot_img

Latest Posts

Ministro da Economia defende importância da Moda

O ministro da Economia, Manuel Pinho, entrou este sábado numa loja de Paris, ouviu franceses a falar de estilistas portugueses, e declarou-se convicto de que a moda está a ajudar a mudar a imagem de Portugal além-fronteiras.

Por esta razão, o Ministério da Economia associou este fim-de-semana a campanha «Portugal Europe’s West Coast» ao Portugal Fashion.

Pequenas viaturas de uma conhecida marca circularam com as mensagens da campanha pelas ruas de Paris, enquanto num hotel da Cidade Luz desfilou a nova colecção de Fátima Lopes.

O ministro Manuel Pinho assistiu ao desfile, surpreendido com o aparato, e confidenciou aos jornalistas que acompanha «a moda com a mulher».

Imagem de Portugal está a mudar

Foi nas compras numa loja de Paris, antes do desfile, que Manuel Pinho ouviu franceses falarem «espontaneamente dos criadores de moda portugueses».

A imagem de Portugal está a mudar, acredita o ministro da Economia, que pretende agora levar a Berlim e a Moscovo a campanha Portugal, a costa ocidental da Europa.

Oito personalidades nacionais deram rosto a esta campanha, nenhuma ligada à moda, mas este sector é dos poucos que já conseguiu ultrapassar o estigma da marca Portugal.

A garantia é dada por Armindo Monteiro, presidente Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), ao afirmar que o sector consegue ultrapassar «no estrangeiro o estigma da marca Portugal».

«No estrangeiro a percepção é que a nossa realidade é ainda pior», disse, acrescentando que do ponto de vista económico isso penaliza o país.

Para este responsável, o Portugal Fashion é uma maneira de mostrar que já não existe «aquele país de corte e costura, que vendia apenas tecido a metro e que hoje também temos uma indústria de moda».

O facto de há oito anos o Portugal Fashion desfilar nas
passerelles de Paris é para este responsável demonstrativo da qualidade da moda portuguesa.

Paulo Coelho no desfile de Fátima Lopes

Luís Buchinho e Fátima Lopes foram os nomes portugueses escolhidos para esta semana do pronto-a-vestir na Cidade Luz.

Os holofotes da moda foram momentaneamente concentrados numa inesperada presença na plateia do desfile de Fátima Lopes.

O escritor brasileiro Paulo Coelho estava em Paris e aceitou o convite da amiga que considera «uma guerreira» e de um «talento muito grande».

Mesmo sendo apenas «um amador» da moda acha que «é uma coisa de bom gosto» e quem sabe não servirá de inspiração para mais um
best-seller.

Colecção «virada para o futuro»

Fátima Lopes marcou a sua 19ª participação na semana da moda em Paris, com uma colecção «futurista inspirada nos anos 1940, mas mais virada para o futuro».

«Next Step» é o título com que baptizou a coleção Outuno/Inverno 2008/2009 com «muita coisa comercial
show-off, muito espectáculo e elegância a preto e branco, com muitas rendas, sedas, caxemira e peles».

Durante este ano, o Portugal Fashion desfila entre 13 e 15 de Março em Vila Nova de Gaia, em Junho em São Paulo (Brasil), em Julho regressa a Paris para a Alta Costura e, em Outubro, para o pronto-a-vestir.

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.