Quarta-feira, Janeiro 14, 2026
spot_img

Latest Posts

Maria da Conceição de Mello divide o seu tempo entre dois dos seus filhos e um novo negócio

Faz parte de uma das famílias mais ilustres de Portugal, mas isso não evitou que passasse por duras provas durante

a sua vida. Mãe de seis filhos, dois deles portadores de

uma defi ciência mental, Maria da Conceição de Mello é uma lutadora, que nunca baixou os braços perante as adversidades.

Um cabeleireiro em Cascais é a mais recente aposta da empresária, que, aos 63 anos, não esconde que se sente só e que deseja refazer a sua vida sentimental.

Lux – Como é que surgiu a ideia de ter um cabeleireiro?

Maria da Conceição de Mello – Eu era cliente do espaço e, numa brincadeira, a pessoa que estava à frente deste negócio desafiou-me a entrar. Achei que podia ser uma coisa gira, levezinha e divertida. Acontece que, afinal, levezinha não é, já gira e divertida sim (risos). Entretanto, a pessoa que me tinha convidado deixou de ser sócia e agora estou sozinha. Esta é uma nova fase na minha vida.

Lux – Este cabeleireiro tem um conceito muito especial…

M.C.M. – É verdade. Além de tratar do cabelo e fazer tratamentos de estética, temos um óptimo astrólogo, que também é tarólogo, temos medicina chinesa, lipoaspiração não cirúrgica, osteopatia, reiki, basicamente isso. Tudo num conceito de alegria e boa disposição. Não é nada luxuoso, mas os técnicos são excelentes profissionais.

Lux – A sua vida passou por várias etapas…

M.C.M. – Antes do 25 de Abril tinha o meu marido, os meus filhos e não fazia nada fora de casa. Depois, fomos para o Brasil e aí foi muito duro e comecei a trabalhar. Ainda lá, separei-me do meu marido e mais tarde regressei a Portugal. Quando cá cheguei, conheci o meu segundo marido e já não voltei para o Brasil. Casámo-nos e tivemos duas filhas. Entretanto, trabalhei numa imobiliária, mais tarde tive uma loja de costura. Fiquei um tempo sem fazer nada específico, até que me surgiu este negócio e decidi apostar.

Lux – Entende que durante a sua vida o seu apelido foi uma ajuda ou que a prejudicou?

M.C.M. – Em bastantes coisas ajudou. Tivemos uma óptima educação e não fomos educados a jogar com o nosso apelido. Não quer dizer que não tenha ajudado, até porque ultimamente, de facto, ajudou. Prejudicado também não sinto que o tenha feito. Nunca me canso de ver, de uma forma emocionada como estou agora, que, de facto, fomos muito bem educados. Com valores e para não sermos ostensivos. Mesmo antes do 25 de Abril não o éramos. Tenho muito orgulho da maneira como fui educada.

Lux – Tem tido uma vida difícil?

M.C.M. – Bastante. Mas na vida difícil que tenho, sou feliz. Fui eu que escolhi a minha vida. Fui eu quem quis estar aqui. Mas tenho uma vida muito difícil. Tenho dois filhos muito especiais, que vivem comigo. São os meus companheiros. Lutei muito para os ter junto a mim e somos

muito felizes.

Lux – Tem seis filhos, mas com o Gonçalo e o Miguel tem uma relação muito especial…

M.C.M. – Andam sempre comigo. Eles têm uma deficiência mental, que significa que a idade cronológica não corresponde à idade mental, mas fisicamente são completamente normais. Só se percebe quando começam a falar. Dentro da difi culdade, tenho noção de que sou uma privilegiada. Ter uns filhos como o Miguel e o Gonçalo é um

grande privilégio, porque nos faz crescer, porque nos faz pensar e olhar mais longe. Nunca desejei não os ter. Às vezes, penso que podia ser diferente, mas quanto mais se aceitar, mais fácil é.

Lux – Gostaria de refazer a sua vida amorosa? Pensa nisso?

M.C.M. – Por um lado, seria muito agradável ter um companheiro, um porto de abrigo. Sinto-me muito só e não tenho vergonha de o dizer. Por outro lado, sou uma pessoa extremamente independente, por isso teria de ser uma relação muito especial. É difícil responder. Seria bom enquanto companhia, apoio, conversa. Seria bom para a minha solidão e para os meus filhos, que têm muita falta de uma referência masculina.

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.