Sexta-feira, Janeiro 16, 2026
spot_img

Latest Posts

Mantenha-se hidratado no Verão (Parte I)

Todo o nosso corpo, todos os nossos órgãos dependem da água para sobreviver. A água é o meio onde se dão todas as reacções do organismo, é ela que mantém o sangue com a viscosidade correcta, transporta os nutrientes e os produtos resultantes do metabolismo, interfere no funcionamento de todos os sistemas e órgãos, desde o coração ao cérebro, passando pelos músculos, ossos, e regula a temperatura corporal.

Uma situação de desidratação prolongada e continuada compromete o funcionamento do coração, dos rins, do sistema digestivo e respiratório. A falta de água no nosso corpo leva, entre outras coisas, a que o sangue se torne mais espesso, difi cultando a irrigação dos órgãos e fazendo com que o organismo retire, em situação de emergência, água dos tecidos para alimentar a corrente sanguínea.

O plasma constitui cerca de 60% do volume sanguíneo, e os glóbulos vermelhos equivalem a 40%. Cerca de 60% do corpo humano é composto por água. É fácil perceber por que é tão importante beber água e fazer uma alimentação saudável, rica em frutas e legumes. A nossa hidratação não está

dependente somente da água, mas também de outros tipos de líquidos e até de alimentos sólidos, que contêm água na sua composição.

Por isso, os chás e infusões, as sopas, os sumos naturais, as frutas, legumes e hortaliças, e até o peixe e a carne contribuem para fornecer água ao nosso organismo.

A sede é um dos mecanismos que o corpo tem para regular a ingestão de água, mas nem sempre é um alerta dado a tempo. Não se deve esperar pela sede para beber. O nosso corpo está continuamente a perder água, através do suor, da respiração, da evaporação e da eliminação natural de resíduos pelos rins e intestinos.

Neste processo, perde-se também sódio, potássio e pequenas quantidades de cálcio e ferro, o que conduz a um desequilíbrio electrolítico.

A água é essencial à vida. Disso não há dúvidas. É tão importante que um ser humano consegue resistir algumas semanas sem comer, mas só sobrevive três dias sem beber. A água é de tal forma vital que a desidratação, antes de conduzir à morte, provoca desequilíbrios profundos com sintomas bem definidos na pele e nos lábios, como a boca seca, a diminuição de saliva e de lágrimas, cansaço mental e físico, cãibras musculares, vertigens, tonturas, perda de coordenação, de concentração e estados de confusão, problemas de regulação térmica do corpo, com estados febris e sensação de aumento da temperatura corporal, dores de cabeça, náuseas ou vómitos e distúrbios intestinais, e alterações visuais e auditivas.

Portanto, a desidratação é a falta de água e sais minerais, causada por perdas anormais de líquidos, quer devidas a exercício intenso e continuado, quer pelo aumento da temperatura do ambiente, que por sua vez aumentam as perdas por respiração e transpiração, que é a eliminação de água através da pele para baixar a temperatura corporal.

Humberto Barbosa

Contacto: 21 458 85 00

Clínica do Tempo

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.