Muitos foram os livros lançados em 2015 e, de certeza, que quase todos marcaram pelo menos umas quantas pessoas. Contudo, há sempre alguns livros que marcam o ano, seja por terem sido os mais vendidos ou os mais noticiados.
Eis a lista da Lux com alguns dos livros que marcaram 2015!
“A Rapariga no Comboio”, de Paula Hawkins foi o êxito de vendas mais rápido de sempre. É um thriler que mostra como a vida de alguém pode alterar o rumo por causa de uma pequena mudança no dia-a-dia. Também de um autor estrangeiro, foi apresentado este ano
“A Rapariga apanhada na teia de aranha”. Este é a continuação da saga Millennium, desta vez com um novo autor, David Lagercrantz, já que Stieg Larsson, o escritor sueco que deu vida aos primeiros três livros, faleceu.
O Outono literário trouxe grande parte dos livros que marcaram o ano. Pelas mãos de José Rodrigues dos Santos, o autor mais vendido em Portugal, chega o seu 14.º romance:
“A Flor de Lótus”. Também de um autor português surge
“Em Teu Ventre”. O escritor José Luís Peixoto diz que este foi o livro mais exigente da sua carreira e tem como protagonista a irmã Lúcia.
“O Amante Japonês” é o livro mais recente de Isabel Allende e traz em si a história de um amor proibido entre Alma Belasco e um jardineiro japonês. Também nascido noutro continente, Mia Couto lançou o seu mais recente romance este ano,
“Mulheres de Cinza”.
Contando histórias não através de palavras mas de imagens, surgiu
“Da década de 50 aos nossos dias”. O livro é de Côrrea dos Santos, o mais antigo repórter fotográfico português ainda no ativo.
“O Homem que mordeu o cão” já é um livro conhecido, mas em 2015 renasceu com a versão “Os Clássicos”. Este volume traz quase tudo o que estava nos três primeiros, mais algumas notas de rodapé escritas por Nuno Markl.
A colunista e colaboradora do Expresso Clara Ferreira Alves lançou o seu primeiro romance,
“Pai Nosso”. O livro tem como palco o Médio Oriente.
O ano literário não podia terminar sem um livro de um dos autores mais conhecidos da atualidade, Nicholas Sparks. ”
No teu olhar” conta a história de duas pessoas completamente diferentes que se cruzam e, ao estilo do autor, toda uma narrativa se desenvolve à volta do par improvável.
Este foram os livros que marcaram a Lux em 2015. E para si? Qual foi o livro do ano?


