Numa entrevista exclusiva ao Expresso, Leonor Poeiras acusa o psicanalista Frederico Pereira de assédio sexual e moral.
“Recebi uma mensagem erótica [do meu psicanalista] que me chocou profundamente”, refere a apresentadora de 41 anos que acusa o seu ex-psicanalista de a ter assediado sexual e moralmente através de mensagens de SMS e emails, que remontam a setembro de 2012.
O caso já prescreveu na Justiça, mas Poeiras diz que não podia ficar calada mais tempo.
“Recorria a ele quando estava num momento muito mau. Era frequente trocarmos SMS ao domingo. Eram sessões muito íntimas: a terapêutica freudiana é muito assente num autoconhecimento que vem da nossa sexualidade. Entreguei-me por completo a esta pessoa. Só numa madrugada, ao fim de 200 sessões, é que eu percebi o que estava a acontecer…”
Leonor diz não ter feito queixa da situação, na altura, a conselho de uma psiquiatra não se encontrando com estrutura para enfrentar um processo público.
Em 2020, contudo, quando decidiu levar o caso à Ordem dos Psicólogos, o prazo para processo disciplinar de 5 anos já tinha vencido.
Confrontado com as declarações de Leonor Poeiras, Frederico Pereira diz ao Expresso não “responder a pessoas perturbadas” admitindo ter enviado uma mensagem à apresentadora: “De facto às 4 da manhã, quando acordei, terei dito essas coisas. Mas esse assunto ficou por aí. Não tem nenhuma insinuação sexual.”


