Terça-feira, Janeiro 6, 2026
spot_img

Latest Posts

Lasers de nova geração

Os lasers são actualmente uma das armas terapêuticas fundamentais na correcção do fotoenvelhecimento e de outras imperfeições da pele. A fotodepilação é, hoje em dia, um dos tratamentos mais procurados. A maior oferta é feita com os aparelhos de luz pulsada (IPL), erradamente chamados lasers.

Na realidade, o laser de Alexandrite é muito mais eficaz. Em ambos os casos, o alvo é o pigmento do pêlo, que vai absorver a energia emitida. Esta vai difundir-se e atingir as células germinativas, provocando a destruição desse pêlo. É ideal para quem tem pêlo escuro sobre pele clara.

Mas há actualmente solução para fotodepilação em pessoas de pele negra, pele bronzeada ou com pêlo grisalho. O laser de neodymium-yag consegue ser igualmente eficaz. Nestes casos, o alvo é o vaso que irriga o pêlo.

Para o foto-rejuvenescimento, o laser de CO2 fraccionado permite uma destruição controlada das camadas superficiais da pele. Não necessita de anestesia e a recuperação é muito mais rápida do que com um laser de CO2tradicional. No caso da face, por exemplo, é de cerca de quatro dias. É o tratamento ideal para as rugas e outras imperfeições da pele. É também muito bom para a correcção de cicatrizes de acne, situação habitualmente muito difícil de tratar.

Mas para aquelas pessoas que não se podem dar ao luxo do tempo de recuperação, o foto-rejuvenescimento com aparelhos de luz pulsada poderá ser a solução. Trata as manchas castanhas e os vasos dilatados das áreas fotoexpostas ¿ face, pescoço, decote e mãos. Melhora a textura da pele e, a longo prazo, promove a produção de colagénio.

Estes tratamentos são feitos em meia hora e de imediato, com a ajuda de alguma camuflagem, retoma-se a vida habitual. Para as primeiras manifestações de fotoenvelhecimento, há ainda a luz emitida pelo diodo (LED). Três sessões semanais, de 20 minutos, num total de 25, em que a pessoa fica exposta à luz das lâmpadas. São tratamentos completamente indolores e que não necessitam de tempo de recuperação.

Os lentigos solares (manchas castanhas) que aparecem ao longo dos anos, na face, no decote e nas mãos, são eficazmente tratados com o laser de Alexandrite Q-Switched. Muitas vezes, uma sessão é sufi ciente. Este é também o laser ideal para a remoção de tatuagens, pretas ou de outras cores. Nestes casos, o número de sessões é habitualmente maior.

Para o tratamento da flacidez da pele, o aparelho de radiofrequência ou o laser neodymium-yag são ambos boas soluções. O mecanismo de acção é semelhante: através do aquecimento da derme, consegue-se a contractura do colagénio e a sensação de «pele a esticar».

A longo prazo, promove a formação de novo colagénio. Os lasers são ainda fundamentais no tratamento de certas patologias dermatológicas, como os angiomas ou a rosácea. A rosácea é uma doença dermatológica caracterizada pelo vermelho persistente e por vasos dilatados da região central da face, acompanhada pela sensação de calor. O tratamento médico é muitas vezes desanimador e, nestes casos, o IPL poderá ser a solução.

Finalmente, para tratamento de flebectasias dos membros inferiores (habitualmente chamadas varizes) o laser neodymium-yag é muito eficaz.

Ao contrário dos primeiros lasers que eram muito agressivos e obrigavam a muito tempo de recuperação, estes lasers de nova geração aliam uma grande segurança à eficiência do tratamento.

por Isabel Cochon Santos

Dermatologista

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.