Quinta-feira, Janeiro 8, 2026
spot_img

Latest Posts

José Rodrigues dos Santos gera onda de indignação nas redes sociais

José Rodrigues dos Santos disse ontem (7) noTelejornal da RTP1 que Alexandre Quintanilha “foi eleito, ou eleita, pelo PS”.

As críticas não tardaram a chegar, estando o jornalista a ser acusado de homofobia depois daquilo que muitos consideraram ser uma piada sobre a orientação sexual de Alexandre Quintanilha, cabeça de lista do PS no Porto e homossexual assumido.

“No Telejornal de ontem, por lamentável equívoco, decorrente de um erro não intencional, foi referido que o deputado mais velho eleito para o parlamento era uma mulher. Na verdade, esta associação aconteceu porque na peça fazia-se referência a uma mulher eleita pelo Bloco de Esquerda, uma pensionista de 68 anos. O apresentador, quando lançou a reportagem, acreditou que se tratava da mesma pessoa”, explicou a RTP em comunicado enviado às redações.

No entanto, a onda de indignaçao continuou com Richard Zimler, companheiro de Alexandre Quintanilha, a manifestar-se também sobre o sucedido no Facebook: “Estou a receber imensas mensagens da solidariedade. Obrigado! Não quero comentar neste momento, mas penso que seria apropriado (para quem quer ajudar) apresentar queixas à RTP, ao ERC, etc…”.

José Rodrigues dos Santos também falou ao “Diário de Notícias”: “Os apresentadores dos jornais muito raramente veem uma única peça antes delas irem para o ar. Escrevemos os nossos textos com base nas propostas que os repórteres nos enviam. O que eu faço é meter os textos em linguagem de pivô. Neste caso, a proposta que eu recebi dizia que o Parlamento tem uma série de rostos novos e que o mais velho, ‘uma pensionista’, tinha 70 anos. Atenção que o nome dele está ausente nessa proposta e eu não sei nunca quem é o deputado em causa. Para corrigir um erro, cometi um erro. A ironia é essa. Nunca me pareceu que fosse um erro grave e por isso fiz imediatamente a correção. Eu nem sei que ele [Quintanilha] é homossexual, desconheço isso. Não sei nem quero saber”.

Entretanto, o Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social anunciou que “decidiu abrir um processo contra a RTP” por “indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos”.

O anúncio da abertura do processo pelo regulador dos media surge depois da direção de informação da RTP ter esclarecido que se tratou de “um erro não intencional” a referência no feminino, feita pelo apresentador José Rodrigues dos Santos, quando falava do deputado Alexandre Quintanilha, a quem já foram pedidas desculpas.

O presidente da ERC, Carlos Magno, disse, no entanto, que não subscreveu a abertura do processo contra a RTP por considerar que não vai trazer “nada de novo”.

 

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.