José Mourinho está de malas feitas para Madrid. O acordo entre o treinador português e o Real Madrid foi fechado há um mês, em segredo (falta apenas a assinatura), e marca mais uma nova etapa na vida do ainda técnico do Inter de Milão. José Mourinho já está a preparar a sua mudança para a cidade espanhola.
Javier Garcia Coll, director de coordenação do Real Madrid, e Jorge Mendes, empresário do mediático treinador português, estão já à procura de uma casa para Mourinho. O concorrido bairro madrileno La Finca, onde vivem estrelas como Cristiano Ronaldo, Kaká e Raul, é a primeira e mais consistente hipótese em cima da mesa. Esta será, ao que tudo indica, a nova morada de José Mourinho e da família, que deixam a mansão onde viviam no Lago de Como, em Itália. Até encontrar a casa onde vai viver nos próximos anos, o treinador vai ficar instalado num hotel de cinco estrelas com a mulher, Matilde, e os filhos. O Mirasierra Suites, em Madrid, é, de acordo com uma fonte próxima de José Mourinho, o local escolhido. É lá que o treinador e a família vão adaptar-se aos primeiros tempos de vida na cidade espanhola. Esta é não só uma desejada mudança profissional para o técnico português mas também uma nova reviravolta na vida dos filhos de José e Matilde Mourinho.
Matilde, de 12 anos, e José Mário, de 8, não renovaram a matrícula na Escola Americana de Lugano, onde estudavam enquanto o pai trabalhava em Milão e, no próximo ano lectivo vão, muito provavelmente, frequentar um colégio americano perto de La Finca. É nesta escola que andam também os fi lhos do jogador do Real Madrid Raul Gonzalez. Continuarão a frequentar um colégio internacional à semelhança do que tem acontecido desde que iniciaram o percurso escolar. Foi esta a forma que José Mourinho encontrou para dar aos filhos uma educação bilingue e apta a qualquer mudança da sua vida profissional.
O namoro entre José Mourinho e o Real Madrid era um casamento previsível mas sem data marcada.
O técnico português nunca escondeu o desejo de, um dia, treinar a equipa merengue. Sai em grande do Inter de Milão, depois de ter conquistado o bicampeonato italiano, a taça de Itália e de ter levado o clube a vencer a final da Liga dos Campeões. Mas a sua saída era inevitável.
Em dois anos, Mourinho nunca se sentiu respeitado pela imprensa italiana e nunca escondeu os problemas e a insatisfação, apesar do inegável sucesso que alcançou em Milão. O contrato com o Inter estendia-se até Junho de 2012 mas é impossível pôr um freio aos desejos de José Mourinho. O contrato com o clube italiano é desfeito a 24 de Maio, segunda-feira, e no dia seguinte o treinador português anuncia publicamente a sua ida para o Real Madrid.
A transferência vai custar ao clube madrileno 22 milhões de euros: 8 milhões de euros para o Inter de Milão relativos à cláusula de rescisão do contrato, 4 milhões para o actual treinador do clube Manuel Pellegrini (que também sai antes do término da ligação) e 10 milhões de euros por ano para Mourinho. Uma contratação milionária que tem recebido várias críticas em Espanha, país que também atravessa uma grave crise económica.
José Mourinho diz-se mesmo «envergonhado» com os elevados salários e garante que não é o dinheiro que o move. «É uma questão de satisfação pessoal e de me sentir respeitado. Não é uma questão de contrato ou dinheiro e, além disso, até sinto um pouco de vergonha por ganhar o que ganho, com esta crise», disse, alguns dias antes da final da Liga dos Campeões, antecipando já a sua mudança para o Real Madrid.
Efectivamente, o treinador português é já um homem rico aos 47 anos de idade.


