A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) ordenou hoje a «suspensão imediata» da venda dos produtos Nutricap Sérum e Nutricap Champô Gel Anti-Queda por terem evidenciado uma ação farmacológica e «não estar garantida a respetiva eficácia e segurança».
Os produtos Nutricap Sérum e Nutricap Champô Gel Anti-Queda utilizados para “travar a queda dos cabelos e favorecer o crescimento” foram notificados ao Infarmed como produtos cosméticos e de higiene corporal.
Contudo, refere o Infarmed no site oficial, estes produtos evidenciaram ter uma «ação farmacológica».
De acordo com a legislação em vigor, os produtos que exerçam uma ação farmacológica não podem ser enquadrados na definição legal de produtos cosméticos e de higiene corporal.
Assim, o Infarmed «ordena a suspensão imediata da comercialização e a retirada faseada do mercado nacional, que deve estar concluída até ao dia 01 de outubro», destes produtos comercializados pela empresa Natiris S.A.
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde alerta as entidades que disponham destes produtos para não os vender e os consumidores para não os utilizar por «não estar garantida a respetiva eficácia e segurança».


