A actriz Gwyneth Paltrow fez declarações a apoiar terapias naturais para evitar doenças, o que acabou por ser criticado por cientistas britânicos, que pediram para acabar com este tipo de propaganda, noticia o site do jornal
El País.
«Estou a tratar uma doença por métodos naturais. Estou confiante e segura de que ao comer alimentos biológicos é possível evitar tumores», disse Paltrow, citada pelo jornal.
O grupo Sense About Science (Ciência Com Sentido), que defende a importância das provas científicas, queixa-se de existir agora uma tendência dos famosos para divulgar teorias e terapias absurdas. Este grupo publicou um comunicado no qual explica o porquê dessas teorias não terem qualquer sentido.
O comunicado fala de Madonna, por exemplo, que já referiu a necessidade de «neutralizar a radiação», algo impossível.
«Há um grande número de actores e músicos que se encarregam de assustar o público em geral com afirmações sobre temas que apenas têm uma ideias, se é que têm alguma», critica o escritor de temas científicos Simon Singh, da revista
The Times. «Os famosos têm uma grande influência sobre o público, mas deveriam ter a certeza daquilo que afirmam».
A fé de Paltrow e do seu marido, Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, nesta terapia natural, levou o casal a chamar a sua primeria filha de Apple (Maçã).


