As novelas portuguesas estão de parabéns. A TVI preparou a Gala da Ficção Nacional e criou um bonito espectáculo para homenagear os actores e equipas técnicas que contribuíram para o sucesso das novelas com a assinatura do canal de Queluz de Baixo, nos últimos 10 anos. A ocasião assim o exigia e, sendo assim, o Centro Cultural de Belém «vestiu-se» de gala para receber uma cerimónia.
Nem faltou a passadeira vermelha. Foi por lá que desfilaram centenas de actores e outros profissionais da área que contribuíram para o crescimento da ficção nacional. Ao todo foram 28 novelas que, desde «Todo o Tempo do Mundo» (1999), até à mais recente «Olhos nos Olhos», fizeram crescer a área da representação em Portugal.
Veja aqui todas as fotos da festa da Ficção Nacional:

Em 10 anos «nasceram» muitos actores nas novelas e séries da TVI, outros expandiram a sua carreira. Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz sentaram-se na primeira fila do auditório do CCB e protagonizaram dois dos momentos mais emotivos da noite, quando foram chamados ao palco.
As palavras sentidas de Eunice, com 80 anos de vida e 60 de carreira, chamaram as lágrimas aos olhos de Ruy de Carvalho, seu companheiro das lides artísticas e, comoveram Alexandra Lencastre, uma referência na ficção portuguesa. A actriz esteve duplamente de parabéns, já que comemorou o seu 43º aniversário no dia da Gala de Ficção Nacional.
Distinções e homenagens
Ruy de Carvalho foi homenageado com o prémio carreira, distinção que recebeu das mãos de Manuel Polanco, administrador do grupo Mediacapital. A subida ao palco do actor foi acompanhada por um bater de palmas intenso e emocionado de todos os que admiram uma das maiores referências da representação em Portugal. Ruy de Carvalho valeu-se da humildade de sempre e dedicou o prémio ao neto, que já segue as pisadas do avô.
A noite era de festa, glamour e requinte, mas também estavam em causa vários prémios. A eleição da melhor novela era o ponto alto da noite e o momento não desiludiu. O envelope, que foi aberto pelas mãos de José Eduardo Moniz, trouxe a público que «Ilha dos Amores» foi a escolha da maioria das pessoas que votaram. Uma escolha consensual, que contou no elenco com nomes como Sofia Alves, Joana Solnado, Diana Chaves, entre outros.
Foram ainda entregues os prémios «Revelação Jovem», que distinguiram Sara Prata e Pedro Caeiro como os melhores actores da geração «Morangos com Açúcar», que se fez representar em grande número no espectáculo.
O regresso de Fernanda Serrano
Um dos momentos mais esperados da noite foi a homenagem a Fernanda Serrano. A actriz tem estado afastada do mundo profissional devido a problemas de saúde e recebeu um forte incentivo de todos os colegas de profissão. «Obrigado a todas as pessoas que nesta fase da minha vida me enviaram mensagens de apoio», retribuiu Fernanda Serrano, enquanto ouvia várias palavras de incentivo dirigidas da plateia.
A festa terminou com «Deixa-me Amar», dos Além Mar, um dos muitos momentos musicais da noite. Pedro Abrunhosa, João Pedro Pais, Rui Veloso, Jorge Palma e Maxi foram outros músicos que recordaram os temas das principais novelas da TVI. A noite prolongou-se no Bar BBC, onde se fizeram os últimos brindes da madrugada à ficção nacional.


