A Casa Real espanhola anunciou esta terça-feira a separação temporária da Infanta Helena, a primogénita dos reis Juan Carlos e Sofia de Espanha, e de Jaime de Marichalar, Duques de Lugo, refere a Agência Lusa.
Fontes do Palácio Real disseram à Agência Efe que ambos acordaram suspender temporariamente a sua convivência matrimonial.
A filha mais velha dos Reis, que no próximo mês de Dezembro completará 44 anos, contraiu matrimónio com Jaime de Marichalar, de 45, a 18 de Março de 1995 na catedral da cidade andaluza de Sevilha (Sul), perante 1.300 convidados e representantes de 33 casas reais.
Nesse dia, o rei Juan Carlos acompanhou até ao altar a sua primogénita, a Infante Helena, a quem dias antes concedera o ducado de Lugo, informa a Lusa.
Embora o compromisso oficial tenha sido tornado público dias antes da sua boda, o casal conhecera-se sete anos antes, quando a Infanta se mudou para Paris para aperfeiçoar os seus estudos de francês.
Uma vez casados e depois de uma estada de dois anos na capital francesa, onde o economista Jaime de Marichalar trabalhava numa entidade bancária, os Duques de Lugo estabeleceram residência em Madrid, cidade em que nasceram os seus dois filhos, Felipe Juan Froilan (1998) e Victoria Federica (2000).
As duas últimas ocasiões em que foram vistos juntos em público foi por ocasião da Festa Nacional, a 12 de Outubro, e na entrega dos prémios da revista Telva, em finais deste mesmo mês.
Não obstante, nos últimos meses era com alguma frequência que o marido da Infanta participava em diversos acontecimentos sociais, principalmente fora de Espanha, na sua qualidade de perito de moda, já que é conselheiro da empresa Lowe, além da empresa Cementos Portland e presidente da Fundação Winterthur.
A filha mais velha dos Reis representa a Coroa em diversos actos oficiais, além da sua actividade laboral como professora infantil no colégio onde estudam os filhos.
Segundo a Constituição espanhola, a Infante Helena ocupa o quarto lugar na ordem de sucessão da Coroa, depois do seu único irmão varão, o príncipe Felipe, e das duas filhas deste, Leonor e Sofia.
Um dos momentos mais duros do seu matrimónio foi quando a 22 de Dezembro de 2001 Jaime de Marichalar sofreu uma isquemia cerebral.
Em Outubro de 2002, a Infanta foi viver durante 11 meses para Nova Iorque para acompanhar o marido durante o tratamento de reabilitação a que este se submeteu.
Jaime de Marichalar pertence a uma aristocrática família espanhola, ligada de há muito à Monarquia.


