Latest Posts

Festival Caixa Fado junta público e cantores angolanos e portugueses

O festival que une músicos angolanos e portugueses num só estilo, o fado, já está na sua quinta edição. Este ano, o Festival Caixa Fado homenageou a fadista portuguesa Amália Rodrigues, figura incontornável do fado. “É o reforço da nossa marca em junção do que é a cultura angolana no seu melhor. Este ano estamos a cantar amanhã Rodrigues porque este ano comemoram-se 20 anos da morte da Amália Rodrigues e durante este ano comemora-se o centenário de Amália Rodrigues ou seja Amália Rodrigues, que faria 100 anos. Sendo a fadista que levou o fado a património mundial, nada melhor que homenageá-la no Festival Caixa Fado”, explicou Ana Seabra, responsável pela organização do evento. Entre a plateia não faltaram figuras conhecidas dos portugueses e angolanos, apreciadores e amantes de fado. Este ano,  Pérola, Patrícia Faria e Paulo Flores foram os músicos angolanos escolhidos para interpretarem Amália Rodrigues no Festival Caixa Fado. Na ocasião, a cantora Pérola, interpretou “Gaivota” de Amália Rodrigues, em dueto com a fadista Tânia. “É a primeira vez a experimentar, a cantar e ter de fazer fado, explorar o repertório da Amália, saber o que é o fado… e ter que interpretar não foi fácil, Eu estava super hiper mega nervosa. É mais fácil fazer o meu estilo de música, o fado exige uma concentração muito forte, mais eu fiz o que pude”, afirmou. A cantora evidenciou considera a possibilidade de incluir o fado no seu repertório: “ Depois desta experiência já me posso ver a cantar fado. Esse estilo exige do artista e engrandece o nosso repertório. Agora já tenho conhecimento sobre o fado e vou estudar mais e mais”. Patrícia Faria, com a sua voz forte e a sua performance inconfundível,  também teve a responsabilidade de e viver e interpretar Amália Rodrigues. “Foi uma experiência única nunca antes vivida, é um momento indiscritível, muita emoção é muito sentimento, é um misto de emoções porque o fado, ou se canta ou não se canta, ou se sente ou não se sente, e hoje eu senti o fado”, frisou a cantora continuando – “ Fiquei muito feliz, surpreendeu-me o convite e fiquei felicíssima por cantar Amália Rodrigues. É difícil cantar Amália pois  tem uma técnica vocal que não é fácil de executar”. Também a cantora prometeu dar os seus shows uma “pitada do fado.” Pela primeira vez em Angola, a fadista Mel vibrou com a experiência. “É a minha primeira fez em Angola é a minha estreia aqui no Festival Caixa Fado. O povo angolano é muito quente é muito caloroso.Como jovem, ter a oportunidade de cantar num evento como este é muito bom dá-me asas para voar. Desejo cá voltar,  a energia do povo angolano inspira-me a criar coisas novas”, declarou. O conceituada músico angolano Paulo Flores não só cantou e interpretou Amália Rodrigues, como também compôs e cantou um fado de sua autoria que apresentou em primeira mão no festival. “O fado é difícil, é outra linguagem, cantei um tema que eu é quem fiz. O fado  é uma forma de recordar quando eu era criança em Lisboa. Cantar Amália Rodrigues não é fácil, mais é prazeiroso”, afirmou o músico. Marcos Rodrigues, cabeça de cartaz da quinta edição e que soma já cinco participações no festival, falou do orgulho em poder trazer a cultura portuguesa para os palcos angolanos: “Deixa-me orgulhoso poder trazer a música portuguesa a África, e saber que é a quinta vez no festival deixa-me mais feliz. Eu gosto de todas as pessoas que já participaram neste festival, o Paulo Flores é uma grande referência, assim como Valdemar Bastos e o Bonga”, ressaltou o músico.  

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.