Novo têm séculos de existência. Hoje decidimos que vamos deixar de fumar ou perder peso, mas na Antiguidade estas decisões passavam por devolver os utensílios agrícolas pedidos emprestados ao longo do ano.
Uma das coisas que têm um significado especial é aquilo que se come nesta altura, e que difere consoante as culturas. Em muitas zonas, é sinal de boa sorte comer alimentos em forma de argola, que simboliza o ciclo anual. Os feijões e as couves têm lugar de destaque em muitas regiões dos Estados Unidos da América, sendo obrigatórias na refeição do Ano Novo, pois significam prosperidade e boa sorte. Noutros países, é o arroz que assegura a boa fortuna.
Por cá, todos os anos, cometemos o pequeno pecado de regar generosamente a entrada do Ano
Novo com vinho espumante, acompanhado, ou não, de 12 passas, uma por cada mês do ano.
O problema não é esta transgressão, inocente desde que seja moderada, mas sim as duas semanas das festas natalícias, com algum caos alimentar, principalmente pela quantidade de alimentos ingerida.
Com a chegada do novo ano tomamos decisões de nos tornarmos mais saudáveis. O grande desafio é fazer com que estas resoluções durem mais de uma semana.
Desintoxicar depois das festas
O organismo humano consegue desintoxicar-se e limpar-se diariamente, assim funcionem corretamente todos os seus órgãos, mas em épocas de excessos a carga imposta ao estômago, ao fígado, aos rins e aos intestinos pede uma ajuda suplementar para restabelecer o equilíbrio interno. Uma dieta de uma semana à base de sumos de fruta e de legumes, de vegetais crus e cozidos, de cereais integrais e água abundante, é totalmente adequada e aconselhável para recuperar a boa forma.
Comece o ano com uma dieta de alimentos líquidos: de manhã faça batidos de leite de soja com maçã, beterraba com maçã e sumo de limão, laranja e cenoura, ou maçã e cenoura. Evite o café, substituindo-o por chá verde.
A meio da manhã, faça um batido com cereais integrais e leite de soja, leite de arroz ou leite de aveia, usando apenas uma colher de sopa de cereais por cada copo de leite. Para o almoço, faça um creme de legumes bem passado e pouco consistente. A meio da tarde, faça um sumo de maçã, que pode misturar com chá de cidreira, lúcia-lima ou menta. Para o jantar, coza um bocadinho de brócolos, espinafres, cenoura e couve-flor, deixe arrefecer até ficar morno, coloque num liquidificador, acrescente a água da cozedura e faça um batido. Durante a noite, beba apenas infusões de camomila, cidreira ou tília.
Determinação¿ e ajuda profissional
Lembre-se de duas coisas importantes: primeiro, que as resoluções esmorecem com o tempo e que as decisões que tomámos na entrada do ano perdem o seu fulgor em finais de janeiro; depois, que a educação alimentar não deve ser um castigo, e todos os regimes muito restritivos não resistem durante muito tempo, além de nos deixarem deprimidos e tensos; por último, mas fundamental, procure ajuda profissional para se tornar mais saudável.
Muitas vezes achamos que devemos fazer tudo sozinhos, sem ajuda. Nada mais errado. A melhor maneira de levarmos a bom porto as nossas intenções é procurar conselho especializado, quer seja para deixar de fumar quer para perder peso ou comer melhor. Um profissional ajuda a criar rotinas e métodos, ensina a manter firme a decisão tomada, apoia para que não se fraqueje a meio do caminho.
Não desista das suas boas intenções. Ponha-as em prática. Tenha um 2011 feliz, saudável e belo!


