Domingo, Janeiro 18, 2026
spot_img

Latest Posts

Famosos assinam carta aberta a pedir a libertação de Sakineh

Várias figuras públicas divulgaram uma carta aberta a solicitar a libertação da iraniana condenada à morte por apedrejamento.

«Sakineh Mohammadi Ashtiani já sofreu demais» é a frase chave desta carta aberta, citada pela edição online brasileira da BBC, assinada por mais de 80 artistas, académicos, políticos e atores, entre eles o realizador brasileiro Fernando Meirelles, Robert de Niro, Sting, Robert Redford, Juliette Binoche, Mia Farrow, os escritores V. S. Naipaul e Wole Soyinka e o líder do Partido Trabalhista britânico, Ed Miliband.

«Forçado pela pressão internacional a cancelar a execução por apedrejamento por um suposto adultério, o governo iraniano tenta agora ressuscitar a acusação de que ela assassinou o marido, acusação pela qual já foi julgada», diz a carta.

«Ela já passou cinco anos na prisão e recebeu 99 chicotadas, enquanto o homem que foi condenado pelo assassinato de seu marido, e com quem ela supostamente teria tido um caso, está agora em liberdade, tendo sido perdoado pelos filhos da senhora Ashtiani» adianta ainda a carta aberta.

A carta endereçada ao aiatolá Ali Khamenei e ao presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, pede ainda a libertação imediata de Sakineh e também do filho Sajad Ghaderzade além do seu advogado Javid Houtan Kian, presos por terem divulgado o caso para os media ocidentais.

Na sexta-feira, o canal de televisão estatal iraniano Press TV exibiu um «documentário» sobre o caso. Sakineh teria sido tirada de sua cela e levada para casa para filmar uma «reconstituição» do assassinato do marido, em 2005.

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.