A 35º edição do
International Emmy Awards teve lugar ontem na cidade de Nova Iorque e celebrou entrega de galardões da Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão.
Os vencedores foram anunciados esta segunda-feira, mas a lista de nomeados foi conhecida em Cannes, durante o
Mipcom, evento internacional do mercado de televisão.
Britânicos em grande
A Inglaterra, que teve oito nomeações para Emmys, foi a grande vitoriosa, conseguindo levar seis deles para casa: Melhor Programa de Artes foi atribuído ao programa «Simon Schama’s Power of Art: Bern»; Melhor Produção Cómica foi ganha com «Little Britain Abroad»; Stephen Fry venceu o prémio de Melhor Documentário foi com a produção «The Secret Life of the Manic Depressive»; «The Street» foi a vencedora do título Melhor Produção Dramática»; Melhor Tele-filme ou Mini-série foi para «Death of a President»; e Melhor Programa sem Guião foi ganho pelo programa «How Do You Solve A Problem Like Maria?»
Já o prémio de Melhor Programa Infantil foi para a Polónia, ganho pelo programa «The Magic Tree».
O Emmy para
Melhor Actor foi entregue a Pierre Bokma, holandês que se distinguindo na
performance no filme «The Chosen One». Bokma concorria com o britânico Jim Broadbent do Reino Unido, com o brasileiro Lázaro Ramos e com Guo Jia Ming e Bobby AuYeung Chun Wah , ambos da China.
Já o prémio de
Melhor Actriz foi para a França, atribuído a Muriel Robin com o filme «The Poisoner». Também nomeadas para esta categoria estiveram Lília Cabral com a novela brasileira «Páginas da Vida», Brenda Ngxoli da África do Sul e Victoria Wood do Reino Unido.
Portugal não teve nenhuma nomeação mas o Brasil este ano concorreu com sete categorias, mas não ganhou nenhum Emmy.
Al Gore também leva galardão
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore também foi homenageado, com o «The Founders Award», prémio anual destinado a pessoa ou instituição que luta por um mundo melhor. No caso, Gore foi distinguido pelo seu empenho na luta contra o aquecimento global no documentário «Uma Verdade Inconveniente». O galardão foi entregue pelo actor Robert DeNiro.
Outro prémio especial atribuído em conjunto com a Unicef, foi para a Tailândia, entregue ao programa «From South to North, From East to West» que alerta sobre a Sida, escrito por crianças.


