O realizador, argumentista e produtor J.J. Abrams foi escolhido pelos estúdios Disney para realizar o sétimo filme da saga «Guerra das Estrelas», cujo lançamento está previsto para 2015, informou na quinta-feira a imprensa especializada de Hollywood.
Depois da compra da Lucasfilm pela Disney, em outubro do ano passado, por 4,05 mil milhões de dólares, o grupo anunciou o lançamento de novos episódios da saga que já obteve 4,4 mil milhões de dólares em todo o mundo.
A Disney precisou na altura que George Lucas, fundador da Lucasfilm e produtor da «série» de ficção científica – da qual realizou os episódios um, quatro, cinco e seis – será «consultor criativo» dos novos filmes.
J.J. Abrams, de 46 anos, tem currículo ao nível dos filmes de grande público e na ficção científica, tendo realizado «Missão impossível III» (2006), «O Caminho das Estrelas» (2009) e «Super 8» (2011). É também co-criador da série televisiva «Perdidos».
«A Guerra das Estrelas», que contribuiu para lançar a carreira de Harrison Ford, adquiriu um estatuto de culto desde o seu lançamento, em 1977, que cresceu com as sequelas «O império contra-ataca» (1980) e «O regresso do Jedi» (1983).
No final dos anos 90, George Lucas decide juntar-lhe uma nova trilogia, que decorre cronologicamente antes do primeiro episódio.
A trilogia – «A ameaça fantasma« (1999), «O ataque dos clones» (2002) e «A vingança dos Sith» (2005) – conseguiu grandes receitas de bilheteira, apesar de ter registado mais críticas que a primeira série de filmes.
LUSA


