Sábado, Janeiro 10, 2026
spot_img

Latest Posts

Dalton Trevisan recebe prémio da Academia Brasileira de Letras

O escritor brasileiro Dalton Trevisan, galardoado com o Prémio Camões deste ano, acaba de ser anunciado como o vencedor do prémio de literatura Machado de Assis 2011, conferido pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

A ABL justificou a escolha a apontar Trevisan como um dos mais importantes narradores da ficção brasileira contemporânea, «portador de linguagem predominantemente interiorizante, porém sensível às movimentações sociais».

O prémio Machado de Assis 2011 é o mais importante galardão conferido pela Academia Brasileira de Letras e será entregue em julho deste ano, altura em que a instituição celebrará 115 anos.

Ainda não se sabe, no entanto, se o autor sairá de sua casa para receber a distinção.

Conhecido pela sua fama de recluso e avesso à imprensa, Trevisan recebeu a alcunha de «vampiro de Curitiba», em referência à cidade em que nasceu e vive ainda hoje. É esse também o título de um de seus livros mais conhecidos, lançado em 1965.

Em carta de agradecimento ao Governo português, recebida esta semana, Trevisan, de 86 anos, informou que não irá receber o prémio Camões, invocando a idade.

«Os muitos anos, ai de mim, já me impedem, de receber pessoalmente o prémio», escreveu o escritor brasileiro em carta enviada por fax à Secretaria de Estado da Cultura (SEC) de Portugal.

No ano passado, o escritor já havia sido agraciado com o prémio Jabuti, na categoria de crónicas e contos, mas mandou um representante para receber o galardão em seu lugar.

Lusa

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.