Quarta-feira, Janeiro 21, 2026
spot_img

Latest Posts

Cristina Nóbrega junta fados tradicionais a poemas de Tiago Torres da Silva em novo CD

O novo álbum da fadista Cristina Nóbrega, «Um fado para Fred Astaire», é constituído maioritariamente por fados tradicionais, sendo todos os poemas de autoria de Tiago Torres da Silva.

Em declarações à Lusa, Cristina Nóbrega admitiu que uma perspetiva mais trágica do poeta marcou muito o disco, embora também se verifique «um caráter mais leve» entre as escolhas, com o «Fado às voltas», de que gosta particularmente, «as marchas e o dueto com Omara Portuondo», acrescentou.

«Queríamos prestar também um tributo ao poeta Luís de Macedo, com um outro ¿Cansaço¿, que está um bocado ‘pegado’ ao tema do Fado Tango ¿Cansaço¿», que Amália Rodrigues gravou.

Luís de Macedo é o pseudónimo literário do diplomata Luís Chaves de Oliveira (1901-1971), que dirigiu a revista literária Távola Redonda e de quem Amália Rodrigues gravou, além de «Cansaço», os poemas «Vagamundo» e «Asas Fechadas», entre outros. Mais recentemente, foi Camané quem gravou quatro inéditos do poeta.

A ideia da homenagem a Luís de Macedo foi «pegar nas palavras de ¿Cansaço¿ e arranjar outra letra», explicou Cristina Nóbrega. Intitulado «Outro Cansaço», o poema também é interpretado na melodia do Fado Tango, de Joaquim Campos.

Este CD é essencialmente de fado tradicional, com dez melodias tradicionais, excetuando duas marchas – «O barquinho de papel» e «Escadinhas da Bica» – ambas com música de Pedro Jóia, que assina a composição de «Las cenizas de mis canciones», de autoria de Torres da Silva, que a fadista interpreta com a cubana Omara Portuondo.

Com Lusa

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.