Sábado, Janeiro 10, 2026
spot_img

Latest Posts

Cristina Carvalhal recebe bolsa internacional

A atriz e encenadora Cristina Carvalhal venceu uma bolsa internacional atribuída pelo Governo da Noruega, no valor de 65.500 euros, para o projeto de teatro «Ecos de Ibsen», que estreará em Lisboa em 2013, foi hoje anunciado.

A peça «Ecos de Ibsen», de Cristina Carvalhal e da produtora Causas Comuns, foi um dos quatro projetos internacionais apoiados este ano pela «International Ibsen Scholarships», um programa de incentivo à criação teatral em torno do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.

Em declarações à agência Lusa, Cristina Carvalhal disse que a distinção com esta bolsa tem um valor «muito importante» para poder avançar com a peça de teatro, tendo em conta que não existem atualmente muitas verbas disponíveis para investir na cultura.

«É mesmo a primeira vez que trabalho com este montante», disse, referindo-se aos 65.500 euros da bolsa que serão atribuídos ao projeto.

«Ecos de Ibsen» terá texto de Cristina Carvalhal e Miguel Castro Caldas e interpretação de atores como João Lagarto, Luís Gaspar, Sílvia Filipe, Manuela Couto e Sandra Faleiro, além de 15 atores não profissionais, referiu a encenadora.

À bolsa norueguesa candidataram-se 57 projetos, mas apenas quatro foram premiados, tendo o português recebido a maior fatia monetária.

Sobre «Ecos de Ibsen» o júri elogiou a forma como Cristina Carvalhal propôs uma nova dramaturgia recorrendo às técnicas dramáticas e preocupações morais de Ibsen, que demostra uma particular atenção ao papel que o teatro desempenha na sociedade contemporânea.

«A ideia é mergulhar no imaginário de Ibsen e construir multinarrativas. Pegamos nas 12 últimas peças em prosa, vamos cruzar personagens das diferentes peças», explicou Cristina Carvalhal.

A encenadora dará início ao projeto em novembro e conta estrear a peça em junho de 2013 no Teatro da Trindade.

Esta é a segunda vez que Cristina Carvalhal entra no universo do dramaturgo Henrik Ibsen, depois de ter encenado nos anos 1990 «O construtor».

Além de «Ecos de Ibsen», foram selecionados os projetos «A Do-Gooder» (Reino Unido), «Peer Gynt’s Children» (Hungria) e «Tools of Society» (Cuba).

As bolsas serão entregues nos dias 11 e 12 de setembro em Kven, cidade onde Ibsen nasceu, e na sessão estará presente a diretora do Teatro da Trindade, Cucha Carvalheiro, co-produtora da peça.

Lusa

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.