Quinta-feira, Janeiro 22, 2026
spot_img

Latest Posts

«Coração Tic-Tac» ensina crianças a prevenir arritmias cardíacas

A Associação Bate, Bate Coração vai promover, de 18 a 20 de Abril, o projeto «Coração Tic-Tac» dirigido às crianças e educadores da Escola Luis Madureira, da Santa Casa da Misericórdia da Amadora. No total mais de 500 alunos, entre os 3 e os 9 anos vão aprender como funciona o coração.

«Consideramos que, introduzir precocemente conceitos relacionados com o ritmo cardíaco e coração saudável pode facilitar, mais tarde na idade adulta, o entendimento da necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce da doença cardíaca e das arritmias. Por outro lado com a implementação deste projecto educativo junto das crianças, poder-se-á chegar mais facilmente aos adultos, mobilizando os educadores/professores e também das famílias para a importância do tema», explica Carlos Morais, presidente da Associação Bate, Bate Coração.

O projeto «Coração Tic-Tac» é uma iniciativa pioneira em Portugal que tem como objetivo sensibilizar as crianças, entre os três e os 15 anos, para a compreensão do funcionamento do coração e para as arritmias cardíacas.

«É um projeto em que participamos activamente nas escolas com as crianças e com os educadores, e ao fim de alguns dias de educação e formação com conteúdos adaptados, procuramos que as crianças nos dêem um retorno dos ensinamentos que adquiriram, realizando trabalhos gráficos», explica o médico cardiologista.

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Portugal e uma parte significativa delas é por arritmias cardíacas.

Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais quando não tratada. A falta de informação é um dos principais factores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita.

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.