O Manicómio – projeto social e cultural que pretende legitimar artistas portugueses com doenças mentais – reúne um escritor, uma psiquiatria e um artista plástico para falar sobre a loucura da quarentena em Portugal e no mundo. As conversas do Manicómio lançam, em período de quarentena e em formato live streaming, o “Fim do Mundo – Em Formato Irónico”. O escritor Valter Hugo Mãe, o artista plástico Pedro Cabral Santo e a psiquiatra Ana Matos Pires foram desafiados a falar das incertezas do presente e das “certezas” do futuro, de uma forma irónica, imaginativa, realista e… louca. Este “Fim do Mundo” desenha-se sobre a qualidade do ser humano e do pensamento sobre uma “nova oportunidade”. Um novo começo? Ou um pensamento mais purista, de sobrevivência? O Manicómio é o primeiro espaço de criação de Arte em Portugal, onde conjuga a criação e a aproximação dos artistas residentes que experienciaram ou experienciam doença mental ao público, num único espaço de inovação e criatividade. As “Conversas no Manicómio” são organizadas com a Câmara Municipal de Lisboa e começaram em 2019. A primeira conversa, de um ciclo de três conversas a cada duas semanas, terá lugar a 01 de abril às 21:30, no do Manicómio.

