As contas de Barack Obama foram tornadas públicas. O presidente dos EUA tem ativos pelo menos 2,6 milhões de dólares e uma conta no banco JPMorgan, revela a declaração financeira de 2011, tornada pública esta terça-feira pela Casa Branca.
Na conta no JPMorgan – que acaba de perder cerca de dois milhões de dólares em inversões de alto risco – , Barack e Michelle têm pelo menos 500 mil dólares.
A soma total dos ativos da família Obama supera os 2,6 milhões, segundo a declaração que, por ter sido feita em categorias, não divulga números exactos.
Segundo a EFE, a maior parte das receitas de Obama em 2011 é proveniente dos direitos de autos dos livros «A Minha Herança», «A Audácia da Esperança» e «Of Thee I Sing: A Letter to My Daughters».
No entanto, a família tem ainda por pagar o empréstimo de 30 anos, entre os 500 mil e 1 milhão de dólares, da sua casa em Chicago.
O presidente não é obrigado a declarar o valor exato do seu património, nem das suas receitas. Apesar disso, sabe-se que Obama pagou cerca de 160 mil dólares em impostos no último ano fiscal.


