Uma nova tendência na cirurgia estética está a dar que falar. É que cada vez mais mulheres submetem-se a procedimentos cirúrgicos para conseguirem usar sapatos altos pontiagudos – e algumas chegam ao ponto de cortar o dedo mindinho para fazê-lo com maior comodidade.
Remover cirurgicamete um dedo para «caber» num par de stilletos é considerado pela maioria uma verdadeira aberração, ainda assim há quem opte pelo procedimento, condenado pela generalidade dos ortopedistas.
Outras cirurgias relacionadas com o uso de sapatos altos, ganham também popularidade nos dias que correm. Mais popular que a remoçaõ radical do dedo é o encurtamento dos dedos e afinamento da largura do pé, conseguida com corte de osso.
Também a extirpação cirúrgica do joanete, cuja causa mais comum é, ironicamente, o uso de calçado inadequado, começa a ser procurada cada vez por mulheres mais jovens e sem deformação crônica na articulação, apenas para caber no sapatinho da Cinderela…
Outros procedimentos menos invasivos incluem injeções de colgénio nas partes laterais do pé para «almofadar» a caminhada e o acolhimento nos sapatos, ou na ponta dos pés para não sofrer com os stilettos.

