O chef Tanka Sapkota, proprietário de quatro restaurantes em Lisboa – o Come Prima, o Forno d’ Oro, o Il Mercato e a Casa Nepalesa – decidiu doar 10% de um mês de facturação das suas entregas à Rede de Emergência Alimentar, do Banco Alimentar contra a Fome, e às famílias da comunidade nepalesa em Portugal que se encontrem a passar dificuldades. Essa oferta, que deverá rondar o valor de 4000€, será efectuada em produtos alimentares, para poder chegar directamente à mesa dos que mais precisam e fazer face a este momento de crise provocado pela pandemia de Covid 19. Além desta acção benemérita, o chef Tanka conseguiu negociar com a plataforma Uber Eats a isenção da taxa de entregas durante um mês, nos seus quatro restaurantes, o que torna mais acessível ao cliente a encomenda de pratos do Come Prima, Forno d’ Oro, Il Mercato e Casa Nepalesa. O chef, que vive em Portugal há mais de duas décadas – e cujo primeiro restaurante, o Come Prima, celebrou 20 anos de existência – criou ainda um “prato solidário” em cada um dos seus restaurantes, no valor de 10€, para que todos possam usufruir de forma mais acessível aos seus pratos de reconhecida qualidade. “No momento difícil que estamos a viver, faz-me todo o sentido contribuir com a minha parte para ajudar a aliviar o sofrimento de muitos. Costumo dizer sempre que não posso mudar o mundo, mas posso ajudar a melhorá-lo”, considera o chef Tanka Sapkota. “Para o Banco Alimentar e para a Rede de Emergência Alimentar, iniciativas como a do chef Tanka Sapkota são absolutamente meritórias e muito benvindas nos tempos que vivemos”, afirma Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar contra a Fome.

