O Presidente da República, Cavaco Silva, salientou hoje a sua participação na ratificação do Acordo Ortográfico em Portugal, mas confessou que em casa ainda escreve como aprendeu na escola.
Durante a inauguração da Feira do Livro de Díli, Cavaco Silva visitou as várias bancas e, numa delas, destacou os livros já adaptados ao novo Acordo Ortográfico (AO).
Questionado se já se adaptou à nova grafia, o Presidente da República lembrou que o AO já foi ratificado pela Assembleia da República e entrou em vigor para os serviços públicos em 2012.
«Todos os meus discursos saem com o acordo ortográfico mas eu quando estou a escrever em casa tenho alguma dificuldade e mantenho aquilo que aprendi na escola. Mas isso é algo privado em casa, coisa diferente é a divulgação oficial de todos os documentos da Presidência», sublinhou, salientando que não só concorda com este Acordo como participou ativamente na sua ratificação.
«Quando fui ao Brasil em 2008, face à pressão que então se fazia sentir no Brasil, o Governo português disse-me que podia e devia anunciar a ratificação do acordo, o que fiz», lembrou, remetendo a questão de se Timor-Leste deve adotar este acordo para as autoridades timorenses.
Veja o desenvolvimento da notícia em
tvi.pt


