O fadista Camané promete atenticidade no primeiro concerto que vai dar ao público em geral – e não só para a comunidade portuguesa -, na sexta-feira, em Montreal, no Canadá, a convite da principal casa de espetáculos da cidade.
Em declarações à agência Lusa, antes da partida, Camané manifestou satisfação por mais esta viagem a terras canadianas, que lhe permite, desta vez, estrear-se no maior complexo de espetáculos de Montreal, Place des Arts, para o qual foi convidado pelo programador da instituição.
Inicialmente, o objetivo da deslocação de Camané ao Canadá era exclusivamente a participação na tradicional Gala de Fado do Centro Cultural Português de Mississauga, junto a Toronto, marcada para o próximo sábado.
Um programador do Place des Arts, em Montreal, no entanto, ao tomar conhecimento da presença do fadista no país, fez-lhe o convite para um concerto em Montreal, que irá realizar-se no Teatro Maisonneuve, uma sala do complexo de espetáculos Place des Arts, com capacidade para perto de 1200 pessoas.
Uma responsável desta empresa justificou à Lusa que «o interesse por Camané se deve ao seu talento. Estamos sempre em busca de artistas com talento, e Camané é um deles, no fado».
Os bilhetes para o espetáculo de Montreal estão à venda, com preços entre os 37 e os 72 dólares canadianos (cerca de 29 a 57 euros).
«Já estive por quatro vezes no Canadá, na área de Toronto, onde dei espetáculos para a comunidade portuguesa. Esta vai ser a primeira vez que vou a Montreal e que vou dar um espetáculo para um público generalista, não só de portugueses».
O fadista indicou ainda, em declarações à Lusa, que não irá ter formatos distintos para os dois espetáculos – o de Toronto e o de Monreal -, apesar de um se destinar ao público canadiano em geral, e o outro, preferencialmente, à comunidade portuguesa, preferindo primar pela «autenticidade» em ambos.
«O espetáculo é basicamente o mesmo. Vou fazer um pequeno apanhado de toda a minha discografia e apresentar os temas mais emblemáticos. E, como é natural, irei incidir nos meus [dois últimos] CD», respetivamente «Do Amor e dos Dias», editado em 2010, e «Sempre de Mim», de 2008.
O concerto de Camané, na Place des Arts de Montreal, tem início às 20:00 locais de sexta-feira, 01:00 de sábado, em Portugal continental.
Lusa


