Sábado, Janeiro 17, 2026
spot_img

Latest Posts

Calor adia evento de alerta alimentar «Feeding the 5000»

O evento «Feeding the 5000», agendado para domingo, no jardim da Amnistia Internacional, em Campolide, Lisboa, foi cancelado, «por razões de segurança», devido às elevadas temperaturas previstas para este fim de semana.

A organização, em comunicado enviado à Lusa, adiantou que o evento vai realizar-se em data ainda por marcar.

No domingo mais de dois mil quilos de ingredientes iriam ser utilizados para confecionar em Lisboa a maior sopa da pedra do mundo, uma forma de alertar os portugueses contra o desperdício alimentar, de acordo com a organização.

A sopa pretendia alimentar 5.000 pessoas, no âmbito da campanha internacional «Feeding the 5000», que quer chamar a atenção para a quantidade de alimentos que diariamente são desperdiçados porque não cumprem os «requisitos de perfeição» que a sociedade exige, como é o caso de legumes com formas estranhas ou embalagens de carne que estão «tocadas».

«Devido à vaga de calor que se verifica este fim de semana, a Proteção Civil aconselha que o mesmo não se realize devido ao alerta vermelho, evitando assim exposição solar direta», justificou a organização.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas superiores a 40 graus nas regiões do vale do Tejo e interior sul, além dos valores da humanidade não ultrapassarem os 20 por cento.

O evento, agora adiado, teria início pelas 11:30 e incluía no seu programa palestras, workshops de cozinha e concertos de músicos portugueses.

A iniciativa é organizada pelo Movimento Zero Desperdício e pela Refood, em conjunto com a Federação dos Bancos Alimentares, em parceria com a equipa internacional do Feeding 5K, encabeçada pelo seu criador, Tristam Stuart.

Cerca de 800 quilos de alimentos seriam doados e o que não fosse aproveitado seria enviado para instituições.

LUSA

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.