Um sorriso brilhante está actulamente ao alcance de todos. Vários são os motivos que podem causar uma alteração na coloração dos seus dentes. O tabaco, o café ou o chá possuem substâncias que mancham o esmalte dentário. Existem, no entanto, outras causas, como tratamentos com alguns antibióticos durante a formação do dente, factores inerentes ao processo de envelhecimento, traumatismo dos dentes, entre outros.
A resolução deste problema poderá passar pelo polimento da superfície dos dentes ou pigmentação interna dos tecidos dentários. Primeiramente, há que analisar as causas dessa alteração de cor, para melhor seleccionar o agente branqueador mais eficaz.
Uma destartarização resultará bastante atenuante para as manchas causadas pela ingestão de alguns alimentos ou por hábitos tabágicos. Alguns dentífricos branqueadores também ajudam a clarear essas manchas de pigmentação.
Para casos mais resistentes, será necessário recorrer a um branqueamento profissional. Neste caso, o dentista irá avaliar o grau e o tipo de pigmentação.
Alguns branqueamentos podem ser feitos em casa, claro, sempre sob supervisão do seu médico, que lhe fabricará uma moldeira de branqueamento e fornecerá um gel que utilizará
durante uma hora, do dia ou da noite, durante duas semanas, comodamente em sua casa.
Este processo de branqueamento feito no consultório demora entre meia a uma hora, é um pouco mais dispendioso e poderá ter de ser aperfeiçoado numa segunda visita. Consiste na aplicação de um gel e de um protector de borracha para as gengivas, sendo depois introduzida uma solução branqueadora e, por vezes, uma luz especial para activar o agente branqueador.
Algumas técnicas de restauração também permitem disfarçar as manchas, fazendo uso de resinas, compósitos ou facetas de porcelana, cobrindo as superfícies dos dentes manchados.
Quando se utiliza compósito, é necessário primeiro preparar o dente, procedendo a um ligeiro desbaste do mesmo e sujeitando-o depois a uma substância ácida, seguindo-se a colocação de uma resina de cor semelhante à dos outros dentes. Finalmente, procede-se a uma polimerização com uma luz para alisar todo o dente intervencionado.
Caso recorra à utilização de facetas de porcelana, trata-se de uma solução mais dispendiosa, mas também a mais facetas, obtidas a partir de moldes tirados especificamente dos seus dentes.


