O bairro de Brixton, localizado a sul de Londres, é protagonista de uma iniciativa inédita: a criação de uma moeda própria. O objectivo é o de estimular o comércio local.
A partir desta quinta-feira, a libra de Brixton (Brixton pound) começa a circular no bairro, um dos mais animados da capital britânica.
O visitante que chegar ao bairro pode comprar até 20 libras de Brixton (correpondente a 20 libras esterlinas) e gastá-las nos cerca de 70 espaços comerciais que aderiram à iniciativa.
A ideia consiste em incentivar a economia local deste bairro mantendo a circulação deste tipo de moeda no local. Os críticos avançam que tudo não passa de uma estratégia de marketing.
Não existe nenhuma lei inglesa que proiba a emissão de moedas desde que não se tente passá-las por libras esterlinas.
As notasde de 1, 5, 10 e 20 unidades foram numeradas e impressas em papel com marca de água, hologramas e a imagem de figuras destacadas do bairro. O dinheiro não pode ser depositado no banco e muito menos deixar o bairro.
Em declarações à agência EFE o director do projeto, Tim Nichols, espera que as pessoas sejam atraídas por esta espécie de «clube secreto» e conta que o espírito boêmio de Brixton, para o sucesso da iniciativa:
«Estamos em Londres, o centro financeiro do mundo. A iniciativa vai contra todo o sistema bancário implantado».
Tim Nichols também acredita que a recessão pode ser um factor motivador para a adopção da nova moeda.
As moedas locais são usadas desde a Idade Média, altura em que não existiam moedas nacionais. Segundo o economista Tim Leunig, da London School of Economics, só em 1700 é que os países europeus passaram a adoptar moedas nacionais.

