Quase todos os distritos de Portugal Continental estão hoje sob aviso amarelo, devido às temperaturas elevadas previstas pelo Instituto de Meteorologia (IM).
De acordo com a informação disponibilizada no «site» do IM, o território continental apresenta-se colorido de amarelo, com exceção dos distritos de Bragança, Setúbal e Faro, que não apresentam qualquer aviso, o mesmo sucedendo com as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
O aviso amarelo do IM, o segundo de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para a realização de determinadas actividades, dependentes das condições meteorológicas.
Segundo um comunicado divulgado pelo IM, as elevadas temperaturas que estão a afetar o país desde sábado passado devem-se à existência de um anticiclone localizado a oeste das Ilhas Britânicas, o qual se estende «em crista» até ao arquipélago da Madeira.
Como consequência, verifica-se uma circulação de ar de nordeste, o que fomenta as elevadas temperaturas previstas para o dia de hoje, com Beja e Braga a chegarem aos 38 graus Celsius.
Os distritos do Porto, Coimbra, Leiria e Évora deverão registar 37º, enquanto que Viseu e Portalegre irão chegar aos 36º.
Os termómetros irão registar 34º em Vila Real e Lisboa, seguidos de Viana do Castelo com 33º, Bragança e Guarda com 32º e Faro com 30º. Todos os restantes distritos do país deverão ficar abaixo dos 30º, segundo as previsões do IM.
Na segunda feira, as temperaturas foram superiores a 41º em vários pontos do país, como Santarém (42º), Amareleja (41,9º), Tomar e Alvega (41,8º), Coruche, Anadia e Ansião (41,7º) e Portel (41,6º).
As elevadas temperaturas estão igualmente na origem da decisão da Direcção-Geral de Saúde (DGS) de lançar alertas amarelos para quase todos os distritos de Portugal, excetuando Aveiro, Viseu, Guarda e Leiria.
O alerta amarelo da DGS, o segundo de uma escala de três, significa que as temperaturas altas poderão provocar efeitos na saúde.
As previsões meteorológicas do IM para hoje são de céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado e com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, a partir da tarde.
O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h), predominando do quadrante leste e rodando depois para o quadrante oeste, a partir da tarde.
Nas terras altas, o vento soprará moderado (25 a 35 km/h)de sueste, com rajadas na ordem dos 45 km/h, rodando para sul a partir da tarde.
O IM alerta ainda para uma pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste, a sul do Cabo Mondego, e no interior da região Sul.
Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com 1,5 metros e com a temperatura da água a rondar os 17º ou 18ºC, enquanto que na costa sul as ondas de sueste atingirão um a 1,5 metros e a água registará os 23º.
O IM adverte ainda para os elevados índices de raios Ultra-Violetas (UV) que irão afetar Évora, Funchal, Sines, Santa Cruz, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, que apresentarão o nível ¿Muito Alto¿, o quarto de uma escala de cinco.
Nesse sentido, recomenda-se a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, assim como evitar a exposição das crianças ao Sol.
O resto do país está com índice «Alto», o terceiro, sendo que as recomendações são muito semelhantes às do nível seguinte.
AS.


