Sábado, Janeiro 10, 2026
spot_img

Latest Posts

Aviso amarelo em quase todos os distritos

Quase todos os distritos de Portugal Continental estão hoje sob aviso amarelo, devido às temperaturas elevadas previstas pelo Instituto de Meteorologia (IM).

De acordo com a informação disponibilizada no «site» do IM, o território continental apresenta-se colorido de amarelo, com exceção dos distritos de Bragança, Setúbal e Faro, que não apresentam qualquer aviso, o mesmo sucedendo com as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

O aviso amarelo do IM, o segundo de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para a realização de determinadas actividades, dependentes das condições meteorológicas.

Segundo um comunicado divulgado pelo IM, as elevadas temperaturas que estão a afetar o país desde sábado passado devem-se à existência de um anticiclone localizado a oeste das Ilhas Britânicas, o qual se estende «em crista» até ao arquipélago da Madeira.

Como consequência, verifica-se uma circulação de ar de nordeste, o que fomenta as elevadas temperaturas previstas para o dia de hoje, com Beja e Braga a chegarem aos 38 graus Celsius.

Os distritos do Porto, Coimbra, Leiria e Évora deverão registar 37º, enquanto que Viseu e Portalegre irão chegar aos 36º.

Os termómetros irão registar 34º em Vila Real e Lisboa, seguidos de Viana do Castelo com 33º, Bragança e Guarda com 32º e Faro com 30º. Todos os restantes distritos do país deverão ficar abaixo dos 30º, segundo as previsões do IM.

Na segunda feira, as temperaturas foram superiores a 41º em vários pontos do país, como Santarém (42º), Amareleja (41,9º), Tomar e Alvega (41,8º), Coruche, Anadia e Ansião (41,7º) e Portel (41,6º).

As elevadas temperaturas estão igualmente na origem da decisão da Direcção-Geral de Saúde (DGS) de lançar alertas amarelos para quase todos os distritos de Portugal, excetuando Aveiro, Viseu, Guarda e Leiria.

O alerta amarelo da DGS, o segundo de uma escala de três, significa que as temperaturas altas poderão provocar efeitos na saúde.

As previsões meteorológicas do IM para hoje são de céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado e com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, a partir da tarde.

O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h), predominando do quadrante leste e rodando depois para o quadrante oeste, a partir da tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado (25 a 35 km/h)de sueste, com rajadas na ordem dos 45 km/h, rodando para sul a partir da tarde.

O IM alerta ainda para uma pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste, a sul do Cabo Mondego, e no interior da região Sul.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com 1,5 metros e com a temperatura da água a rondar os 17º ou 18ºC, enquanto que na costa sul as ondas de sueste atingirão um a 1,5 metros e a água registará os 23º.

O IM adverte ainda para os elevados índices de raios Ultra-Violetas (UV) que irão afetar Évora, Funchal, Sines, Santa Cruz, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, que apresentarão o nível ¿Muito Alto¿, o quarto de uma escala de cinco.

Nesse sentido, recomenda-se a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, assim como evitar a exposição das crianças ao Sol.

O resto do país está com índice «Alto», o terceiro, sendo que as recomendações são muito semelhantes às do nível seguinte.

AS.

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.