A ascensão e a queda do ciclista norte-americano Lance Armstrong, desde a vitória na Volta a França após derrotar um cancro até à sua confissão de uso de drogas, é o enredo do filme policial épico, nas palavras do realizador de “The Program”, que teve a sua estreia mundial no último fim de semana no Festival Internacional de Cinema de Toronto.
Stephen Frears recorda que o ciclista “chegou lá e depois deitou tudo fora”.
Recorde-se que o texano Armstrong arrecadou milhões de dólares através da instituição de apoio à luta contra o cancro e venceu sete Voltas a França entre 1999 e 2005, vitórias das quais foi privado em 2012 depois de ser condenado por doping.
Depois de anos a negar o recurso a doping, em 2013 Armstrong admitiu ter usado drogas o que ditou um afastamento vitalício do desporto e um processo de 100 milhões de dólares.
Ben Foster, que interpreta Armstrong no filme, revelou que usou remédios para melhorar o desempenho enquanto filmava para sentir melhor o personagem: “Queria entender essa cultura ao nível celular. Acho que Lance viu o mundo de maneira diferente depois de sobreviver a um cancro. Depois disso, ele chegou à conclusão de que vencer é viver, e perder é morrer”.
Veja o trailer do filme:


