Quinze peças de teatro – entre estreias e reposições -, um festival e um concerto compõem a programação para 2008 do Teatro Nacional D. Maria II, que se divide por vários espaços, incluindo o renovado Teatro Villaret, noticia a agência Lusa.
«Um Conto Americano» («The Water Engine»), do escritor, dramaturgo, argumentista e realizador norte-americano David Mamet, é um dos destaques da temporada deste ano do D. Maria II, com estreia marcada para 17 de Abril.
Numa encenação de Maria Emília Correia, a peça conta a história de um jovem inventor que cria um motor alimentado a água e pensa ter descoberto a fórmula do êxito e da fama, mas cujo sonho será desfeito no confronto com grandes empresas que cobiçam a patente de uma invenção tão rentável.
Fonseca e Costa volta a encenar
2008 é também o ano da segunda encenação teatral de José Fonseca e Costa, que será levada a cena a 25 de Setembro: desta vez, a escolha recaiu sobre «O Libertino», do dramaturgo francês Eric-Emmanuel Schmitt, autor de «Pequenos Crimes Conjugais», a peça com que o cineasta se estreou como encenador no ano passado naquele teatro.
Para o Teatro Villaret, a nova sala do D. Maria II, que está ainda a ser submetida a obras e cuja abertura está prevista para Março, há três espectáculos agendados, começando pela peça «Fat Pig», do dramaturgo, argumentista e realizador norte-americano Neil La Bute.
Fungagá da Bicharada versão século XXI
Segue-se-lhe «Fungagá – Geração MP3», um espectáculo musical de José Barata Moura, com encenação de Claudio Hochman, com versões alternativas do célebre «Fungagá da Bicharada» da década de 70 do século passado.
A 16 de Outubro, estreará, pela mão de João Lagarto, a comédia «Relatively Speaking», uma peça do premiado dramaturgo britânico Alan Ayckbourn, a quem a rainha Isabel II atribuiu o título de Sir, em reconhecimento da qualidade da sua escrita e do papel que desempenhou no desenvolvimento do teatro britânico.
Mais uma edição do FATAL
Noutro dos seus espaços, o Teatro da Politécnica, o D. Maria II acolherá, em Maio, mais uma edição do FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, em que os grupos mais jovens apresentam as suas propostas.
«Terra 8» é o nome do «musical-tragédia» sobre o nosso planeta, da autoria de Paulo Moura, que sobe à cena na mesma sala a 2 de Outubro, com música de Nuno Rebelo e vídeo de Vittorio Moroni.


